Durante o primeiro turno das eleições municipais, o Brasil registrou 911 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dentre os casos, 14 candidatos e 108 eleitores foram presos.
Conforme o site Metrópoles, as forças de segurança que atuaram durante o pleito também apreenderam 10 armas, uma vez que a legislação eleitoral proíbe o porte de armamento nas seções eleitorais.
Além disso, outros 44 candidatos e 246 eleitores foram conduzidos à delegacia. Essas informações foram compiladas em um painel do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Um boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também trouxe dados sobre as justificativas de ausência às urnas. O procedimento deve ser realizado por eleitores que estão fora de seu domicílio eleitoral.
Segundo o TSE, foram registradas 2,4 milhões de justificativas por meio do aplicativo, com informações atualizadas às 15h30. Outras 199 mil pessoas justificaram a ausência no exterior.
Além disso, a Corte informou que 2,6 mil urnas precisaram ser substituídas, o que representa 0,50% do total.