Algumas capitais do Brasil já definiram no primeiro turno quem serão os seus prefeitos para os próximos quatro anos.
Para ser eleito em primeiro turno, é necessário obter a maioria absoluta, ou seja: 50% do total mais um voto, e não 51%.
O primeiro turno das eleições municipais ocorre em todo o país, neste domingo (6/10), exceto no Distrito Federal. São eleitos vereadores e prefeitos.
Acompanhe abaixo quais são elas:
BAHIA (BA)
Bruno Reis (União-BA) garantiu logo no primeiro turno a reeleição como prefeito de Salvador. O prefeito dividirá novamente, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com a vice Ana Paula Matos (PDT-BA).
O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6/10), após apuração dos resultados.
João Campos lidera e Bruno Reis em último no engajamento digital de capitais do
Nordeste
RECIFE (PE)
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), de 30 anos, foi reeleito em primeiro turno neste domingo (6/10).
Em segundo lugar, ficou o candidato Gilson Machado (PL).
FOZ DO IGUAÇU (PR)
O general Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras e diretor-geral de Itaipu no governo Bolsonaro, foi eleito prefeito de Foz do Iguaçu (PR). Luna, do PL, obteve 73.522 votos, o equivalente a 50,14%.
RIO BRANCO (AC)
O atual prefeito de Rio Branco (AC), Tião Bocalom (PL) foi reeleito para um mandato de quatro anos neste domingo (6/10), em primeiro turno. Ele derrotou os candidatos Dr. Jenilson (PSB), Marcus Alexandre (MDB) e Jarude (Novo).
FLORIANÓPOLIS (SC)
O atual prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto (PSD), foi reeleito para mais quatro anos no comando da capital catarinense no primeiro turno das eleições municipais deste domingo (6/10).
Em segundo lugar, ficou o candidato do PSol, Marquito, seguido do ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB).
ALAGOAS (AL)
Pai do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Benedito Lira (PP) se reelegeu prefeito da cidade de Barra de São Miguel, no litoral de Alagoas, neste domingo (6/10), aos 82 anos.
Com 100% das urnas apuradas, Benedito teve 4.563 votos, o equivalente a 68,12% do total. Ele derrotou Floriano Melo (MDB), candidato apoiado pelo clã Calheiros no estado, que teve 2.135 votos (31,88%).
Com informações: Portal Metrópoles