Neste domingo (6), eleitores de Planaltina, município de Goiás, começaram a se reunir cedo para votar no primeiro turno das eleições. Embora a votação tenha iniciado oficialmente às 8h, no horário de Brasília, mais de 80 pessoas já aguardavam na fila às 7h30.
Conforme o site Correio Braziliense, entre os eleitores estava Francisca de Lima, de 94 anos, que chegou à Escola Municipal Marlene Mariano Cardoso, no bairro Jardim das Palmeiras, às 6h30.
A aposentada, que ocupa o primeiro lugar na fila, afirmou que votar é uma tradição para ela. “Desde que as mulheres conquistaram o direito de votar, eu voto. Vou fazer isso enquanto estiver viva”, declarou. Ela espera que o próximo gestor melhore a rede de esgoto, o asfalto e o fornecimento de energia elétrica na região.
Iranir Xavier, de 74 anos, também chegou cedo, às 6h30, e aproveitou o dia de votação para encontrar amigos. Morador do Jardim das Palmeiras há 40 anos, ele reclamou do transporte público local. “Os ônibus são caros, em pouca quantidade e de má qualidade”, desabafou.
Planaltina conta com 67.058 eleitores, distribuídos em 209 seções. Na disputa pela prefeitura, estão cinco candidatos: delegado Cristiomário (atual prefeito, Coligação Planaltina Seguindo em Frente), Denis Franco (PRD), Eva Márcia (Um Novo Tempo), Ingrith Matias (PODE) e professor Zenilton (Unidos por Uma Planaltina Melhor).