Após mais de uma semana no exterior, o presidente Lula retorna ao Brasil enfrentando críticas no Congresso devido à extensa comitiva de 100 membros que o acompanhou.
Conforme o site Diário do Poder, diversas ações estão sendo movidas na Câmara, no Senado e no Tribunal de Contas da União (TCU), solicitando explicações da Casa Civil, Itamaraty e Secom sobre os gastos envolvidos na viagem.
No Senado, a oposição enfrenta dificuldades, já que senadores como Soraya Thronicke (Pode-MS), Teresa Leitão (PT-PE), Humberto Costa (PT-PE) e Jaques Wagner (PT-BA) acompanharam o presidente na viagem.
Entre os críticos da viagem, estão os deputados Kim Kataguiri (União-SP), Evair de Melo (PP-ES), Mario Frias (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE).
Evair de Melo classificou a presidência de Lula como “uma vergonha nacional” e afirmou que o presidente “demonstra completo desprezo pelo contribuinte”.
Girão, por sua vez, chamou a viagem de “vingança” e considerou o governo “perdulário”, enquanto Pollon questionou a falta de limites para o que chamou de “desrespeito com o dinheiro público”.