35.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de outubro de 2024

União Europeia aponta aumento nas emissões de gases de efeito estufa no primeiro ano do governo Lula

Um relatório do principal órgão da União Europeia responsável por monitorar a emissão de gases de efeito estufa (GHG) revelou um aumento na poluição no Brasil entre 2022, último ano do governo Bolsonaro, e 2023, primeiro ano do governo Lula (PT) e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Relatório 2024 da Base de Dados de Emissões para Pesquisas Atmosféricas Globais (EDGAR) mostra que, entre os grandes poluidores, apenas China, Índia, Rússia e Brasil registraram aumento nas emissões em comparação a 2022.

Segundo o relatório divulgado pelo site Diário do Poder na quinta-feira (10), o Brasil emitiu 1,7 milhão de toneladas de CO2 (ou gases GHG equivalentes) a mais em 2023, o que representa um aumento de 0,1%.

A China continua sendo o maior poluidor global, responsável por 30,1% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, com um aumento de 5,2% em 2023.

Embora esteja entre os grandes emissores, o Brasil é o país que menos polui, respondendo por 2,5% do total de emissões globais, seguido pela Indonésia, com 2,3%.

Por outro lado, os Estados Unidos (-1,4%) e a União Europeia, excluindo o Reino Unido (-7,5%), conseguiram reduzir suas emissões em 2023, mantendo-se como o segundo e terceiro maiores poluidores globais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.