26.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Gleisi Hoffmann mira reforma ministerial e busca vaga como ministra, diz jornalista

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), está articulando para conquistar um cargo de ministra com gabinete no Palácio do Planalto, em uma reforma ministerial que, segundo ela, deve ocorrer no início de 2025.

Conforme o jornalista Cláudio Humberto, Gleisi almeja a posição de Rui Costa na Casa Civil, cargo estratégico no governo. A reforma também deverá acomodar mudanças decorrentes das eleições municipais e possíveis alterações nas lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado.

Embora Gleisi tenha como objetivo principal a Casa Civil, ela estaria disposta a substituir Alexandre Padilha nas Relações Institucionais, pasta que tem sido alvo de críticas até entre aliados do governo. Padilha, em recente entrevista, reconheceu que a avaliação de Lula ao final do seu terceiro mandato poderá ser inferior à dos mandatos anteriores.

Outra possibilidade para Gleisi é assumir a Secretaria-Geral da Presidência, já que Márcio Macedo, atual ocupante do cargo, foi publicamente criticado por Lula e pode perder o posto.

Nos bastidores, há rumores de que Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, está sendo cotado para o comando do Itamaraty, enquanto Arthur Lira, presidente da Câmara, deixou claro que não aceitará uma posição ministerial no governo Lula.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.