29.6 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro de 2024

Mais dois óbitos no trânsito de Três Lagoas; contra velocidade, radares começam a multar na quarta, dia 16

O trânsito de Três Lagoas registrou mais duas mortes dois rapazes de 18 e 19 anos, registrado no domingo à noite em frente do Sindicato Rural; as vítimas estavam em um moto Biz e teria invadido a preferencial, batido no rodado de uma carreta

Dois jovens, Carlos André da Silva, de 19 anos e José Arthur da Silva, de 18 anos, morreram na Avenida Ranulpho Marques Leal, no cruzamento com a Rua Bernardino Rodrigues Montalvão, no Jardim Alvorada, em Três Lagoas. Os rapazes estavam em uma Honda Biz quando supostamente não respeitaram a sinalização e bateram em uma carreta.

Ainda neste domingo, poucos minutos antes do acidente que ceifou a vida de duas vítimas, no Bairro Jupiá, um motociclista ficou ferido após perder o controle da direção do veículo ao passar por um quebra-molas. Ele bateu a cabeça no chão e precisou ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Nas duas ocorrências e falta de atenção, aliada a alta velocidade foram os motivos que ocasionou os acidentes.

ALTA VELOCIDADE

Devido à alta velocidade que a maioria dos condutores dirigem em Três Lagoas, a prefeitura em parceria com o Detran/MS, foram instalados vários radares instalados em ruas e avenidas da cidade. Os equipamentos já estão funcionando, a princípio, apenas de forma educativa, mas a partir da próxima quarta-feira, dia 16 de outubro já começam a gerar multa.

Mais dois óbitos no trânsito de Três Lagoas; contra velocidade, radares começam a multar na quarta, dia 16

A intenção é evitar acidentes nas ruas e avenidas de grande fluxo de veículos de Três Lagoas. Porém a instalação dos equipamentos de alta definição, que registra até se o condutor está usando celular, gerou revolta em alguns moradores. A população acredita que é um processo único de arrecadação já que sem fiscalização, os acidentes continuam acontecendo.

FÁBRICA DE MULTA

Inclusive o site Perfil News realizou uma enquete para saber a opinião dos moradores de Três Lagoas sobre a ‘nova forma’ de dirigir na cidade. Para a maioria das pessoas, os equipamentos são uma ‘fábrica de multa’ e alegam que educar os condutores seria o melhor caminho.

IRRESPONSABLIDADE NO TRÂNSITO

Três Lagoas, há anos deixou de ser uma simples cidade do interior. A cidade cresceu e o trânsito está cada vez mais caótico. Ciclistas e a nova ‘onda’ de bicicletas elétricas tem causado ainda mais riscos, já que essas pessoas não são educadas para trafegarem, cruzando as vias na contramão, em alta velocidade. Ciclistas que não seguem pelas ciclovias, disputando espaço com os veículos nas vias de principal movimento.

Mais dois óbitos no trânsito de Três Lagoas; contra velocidade, radares começam a multar na quarta, dia 16

Para piorar ainda mais a situação, alguns adolescentes adaptaram motores em suas bicicletas, que além de emitir um barulho irritante, andam em alta velocidade, ainda por cima na contramão.

Porém alguns condutores de veículos, não obedecem a sinalização de trânsito, como a faixa de pedestre, semáforos e a placa preferencial. Outros sequer dão seta para virar. Por conta dessa irresponsabilidade, vários acidentes, inclusive com capotamento de veículos são registrados em pleno centro de Três Lagoas.   

MOTOBOYS

 Além disso tem os motociclistas, principalmente os que trabalham pelo sistema de IFood (entrega de refeições), que transiram em alta velocidade, costurando o trânsito, na ânsia de entregar a encomenda o mais rapidamente possível ao cliente. Ocorre que essa pressa toda é onde acontece acidentes, mobilizando equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros, que bem poderiam estar atendendo outras ocorrências.

ANTES DE MULTAR, TEM QUE EDUCAR

Então, diante de tudo isso, esse é o ponto que a população reclama dos novos radares pela cidade. Os moradores dizem que não basta multar, mas é preciso educar. Não basta realizar blitz para descobrir se a documentação do veículo está em dia e sim educar quem trafega pelas ruas e avenidas de Três Lagoas.

Mais dois óbitos no trânsito de Três Lagoas; contra velocidade, radares começam a multar na quarta, dia 16

“Fábrica de multas, pois quem está matando no trânsito de Três Lagoas não está preocupado com mais uma multa. Geralmente os veículos nem documentação tem ou o condutor não tem CNH. Vias rápidas se tornarão lentas e para sair dos radares muitos entrarão para os bairros onde ninguém respeita os PARE. Pode piorar o trânsito em termos de acidente”, disse um internauta.

“Alguns donos de veículos não estão conseguindo pagar nem o licenciamento, imagina se tomar uma multa nesses radares. Vai piorar ainda mais. Sou contra essa máquina de dinheiro”, comentou uma leitora do Perfil News.

“Sou contra. O objetivo é simplesmente arrecadar. O povo está bem além do limite de pagar exorbitantes impostos e agora vem as inevitáveis multas. Existem alternativas para proteger pessoas em pontos críticos do trânsito sem comprometer a combalida situação financeira de cada cidadão”, explicou outro leitor.

O Departamento Municipal de Trânsito de Três Lagoas começou o período de testes preventivos no último dia 9 de setembro e seguiu por mais de 30 dias. Pelo menos nove radares foram instalados pelas ruas e avenidas do município, mas até o dia 16 de outubro não serão geradas multas. Os locais foram escolhidos com base em áreas de maior incidência de acidentes.

Os radares de velocidade estão instalados nos seguintes pontos:

– Rua Custódio Andrews, próximo ao Estádio da ADEN.

– Avenida Rosário Congro, na baixada do Jardim Alvorada, próximo ao Detran.

– Rua Maria Guilhermina Esteves, próximo à Banda Marcial.

– Avenida Elviro Mário Mancini, próximo ao número 1685.

– Avenida Elviro Mário Mancini, próximo ao Fórum.

– Avenida Aldair Rosa de Oliveira (Circular da Lagoa Maior), próximo à Delegacia da PRF.

– Avenida Olinto Mancini, junto à Clínica da Mulher.

– Avenida Egídio Thomé, próximo ao Jupiá.

– Avenida Jamil Jorge Salomão, perto do balneário

Foto capa: Fatos MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.