Na madrugada do último sábado (12), por volta das 0h30, um homem foi contido com disparos de bala de borracha pela Polícia Militar no bairro Santo Antônio, em Paranaíba, após desobedecer a uma ordem de abordagem.
Conforme o site Tribuna Livre, o incidente ocorreu depois que sua ex-companheira o denunciou por ameaça de morte e tentativa de invasão de domicílio. Ela afirmou ter uma medida protetiva contra ele.
A Polícia Militar foi acionada e localizou o homem na rua. Ao receber a ordem de abordagem, ele negou as acusações e se recusou a colaborar. Os policiais tentaram dialogar para resolver a situação pacificamente, mas o homem continuou a resistir, afirmando que, se quisessem levá-lo, teriam que matá-lo. Em seguida, ele tentou deixar o local, desobedecendo novamente as ordens dos policiais.
Diante da resistência, a equipe advertiu que o uso da força seria necessário. Mesmo assim, o homem persistiu em resistir às tentativas de imobilização, o que levou os policiais a dispararem balas de borracha. Após os disparos, ele foi contido e levado à delegacia sem o uso de algemas, apresentando lesões leves causadas pelas balas de borracha.
A mulher, apesar de não ter apresentado o documento físico da medida protetiva, alegou que a ordem estava em vigor. No entanto, após consulta ao Plantão Judicial do Fórum Criminal, foi constatado que a medida havia perdido validade em uma Audiência de Retração realizada em 8 de abril de 2024.