25.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Ucrânia exige prisão de Vladimir Putin se ele participar da cúpula do G20 no Brasil

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, solicitou nesta segunda-feira (14) ao Brasil que prenda o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele compareça à cúpula do G20 (Grupo dos 20), programada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. A presença do líder russo ainda não está confirmada.

Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde março de 2023, quando a corte o considerou culpado de crimes de guerra, incluindo a deportação de crianças ucranianas para a Rússia. No entanto, Moscou não reconhece a decisão nem a jurisdição do TPI, enquanto o Brasil a reconhece.

Se Putin realmente comparecer, ele virá com um robusto esquema de segurança e a maleta nuclear, que pode ser ativada em caso de ataque, permitindo o lançamento de ogivas nucleares. A Rússia, que herdou as armas nucleares da União Soviética, detém o maior número de ogivas nucleares do mundo, conforme dados da Federação dos Cientistas dos EUA (FAS). Esse arsenal nuclear significa que a Rússia tem capacidade de destruir o mundo “várias vezes”, segundo a agência Reuters.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.