24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Ministério de Minas e Energia descarta retorno do Horário de Verão em 2024

O Ministério de Minas e Energia anunciou, em uma live na tarde desta quarta-feira (16), que o Brasil não retomará o Horário de Verão em 2024. Segundo o ministro Alexandre Silveira, a decisão foi baseada em razões econômicas e de segurança energética.

“É fundamental que o Horário de Verão seja sempre analisado, mas a decisão não pode ser meramente política. Seus impactos, tanto positivos quanto negativos, no setor elétrico e na economia, devem ser avaliados com precisão pelo Governo Federal”, explicou Silveira.

Conforme o site Midiamax, o Horário de Verão foi extinto em 2019, durante o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Na época, o governo argumentou que a economia gerada pela medida era mínima e não justificava sua continuidade.

No entanto, o Ministério de Minas e Energia apresentou estudos que mostram que a prática pode ajudar a evitar “sobrecargas na ponta” e não deve ser completamente descartada.

O ministro ressaltou que, apesar de o país enfrentar uma crise hídrica severa, considerada “a maior seca da nossa história”, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, as recentes chuvas e a capacidade de geração hidrelétrica garantem a segurança energética para 2024.

Com base em estudos da Operadora Nacional do Sistema (ONS), foi decidido que não há necessidade de adotar o Horário de Verão este ano, mas há uma previsão de que ele possa ser retomado em 2025.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.