Desde que Bataguassu deu início a vacinação contra a Dengue, em março deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde enfrenta dificuldades para promover a adesão do público-alvo da campanha, que são crianças e adolescentes com faixa etária de 10 a 14 anos, para a imunização.
De acordo com a coordenadora municipal de Saúde, Elayne Cristina Nunes, até o momento, 547 doses da vacina foram aplicadas no município. “Informamos que as doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de saúde, em horário normal de atendimento, das 7 às 11 horas; e das 13 às 17 horas”, explica.
A coordenadora orienta os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes nesta faixa etária sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. “Pedimos a todos para que tragam as crianças e adolescentes para se imunizarem. Manter o cartão de vacinação atualizado é fundamental para a proteção individual e coletiva contra diversas doenças. As vacinas desempenham um papel crucial na prevenção de enfermidades que podem ter sérias complicações para a saúde”, comenta Elayne.
Além da imunização, a Prefeitura de Bataguassu através do Setor de Controle de Endemias, está em constante alerta no que se refere ao aumento de casos de Dengue na cidade. Prova disso é a realização do Mutirão de Limpeza em combate ao mosquito Aedes aegypti, iniciado na última sexta-feira (18) no bairro Jardim Santa Rosa, extensão e bairro Jardim Real.
Até dezembro, todos os demais bairros da cidade e também a área do Distrito de Nova Porto XV e Reta A-1 serão atendidos com orientações em prevenção a proliferação do mosquito bem como sobre o recolhimento de recipientes que possam acumular água e que se tornem um possível criadouro do Aedes aegypti.
Bianca Lima