24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Desafio de inovação premia quatro startups com R$ 1,6 milhão para desenvolver soluções no turismo

Quatro equipes vencedoras dividiram o prêmio de R$ 1,6 milhão oferecido pelo Startup Challenge 2024. O desafio chegou ao fim no último sábado (19/10) coroando os melhores projetos de inovação na área do turismo.

O desafio de inovação para empreendedores contou com 38 projetos inscritos e mais de 100 participantes de Mato Grosso do Sul, Ceará, Maranhão, a Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

Após a análise inicial da banca, os 10 melhores projetos avançaram à fase final. As avaliações foram feitas durante a sexta-feira e o sábado na sede do Sebrae em Bonito. O diretor da Fiems Régis Comarella participou da cerimônia de premiação realizada na Vila Rebuá, também em Bonito.

O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, prestigiou o evento e conheceu algumas das iniciativas concorrentes. Crosara Junior destacou que o Startup Challenge é uma iniciativa que une parceiros para estimular a indústria do turismo a se expandir.

“Os prêmios distribuídos pelo desafio vão servir para que os empreendedores invistam nos seus projetos e produzam soluções baseada nos problemas reais vividos no dia a dia. Com o apoio da Startup Sesi, isso pode acontecer com uma velocidade muito maior, ajudando o turismo local a se desenvolver”.

O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, chamou atenção para o alcance nacional da iniciativa.

“Ao todo, 38 startups participaram do desafio, sendo 19 delas oriundas de todas as regiões do Brasil. Isso demonstra atratividade de Mato Grosso do Sul e como o Estado tem crescido aos olhos do país. Somos um estado inovador, e o Sistema Fiems e o Governo do Estado estão aqui para apoiar o crescimento dessas empresas inovadoras”.

Inteligência artificial “made in MS” quer turbinar o turismo

O projeto Cham[a]tia recebeu a maior nota dos jurados e ficou em primeiro lugar no desafio. A ideia é desenvolver uma comunicação via WhatsApp utilizando inteligência artificial e dados coletados nas cidades turísticas, com objetivo de promover uma experiência diferenciada aos viajantes, saindo dos roteiros tradicionais.

Auren Cavalcante, CEO do Cham[a]tia, espera que o apoio do Startup Challenge impulsione os negócios para todo o Brasil.

“É uma alegria imensa, não está cabendo no coração. Esse resultado vai ser para a gente alavancar ainda mais nossa solução e fazer a Cham[a]tia atender toda a área de turismo do Brasil”.

Mentores aprimoram soluções finalistas

Uma das etapas do desafio é a mentoria com especialistas. O papel do mentor é revelar expectativas, suposições e conhecimentos que os participantes ainda não perceberam, ajudando-os a alcançar o máximo potencial.

A gerente do Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul, Danielle Moura, foi uma das mentoras. A especialista comenta que os projetos finalistas visam suprir uma carência do setor turístico, que é a inovação.

“Vimos muitos projetos bacanas, com frentes de atuação bastante diversas e necessárias para serem aplicadas na atividade turística local. Fiquei satisfeita pelo que vi até aqui. Acredito que esse evento serve para inspirar outros empreendedores a propor soluções tecnológicas, para que a gente continue a ser referência no turismo nacional”.

Conheça os projetos vencedores:

1° – Cham[a]tia (MS)

Uma agente de IA pessoal via WhatsApp que combina turismo e inteligência artificial. A Cham[a]tia é uma agente em tempo real, integrando informações sobre roteiros, hospedagens, restaurantes e atrações, mapeando toda a jornada do turista.

2° – Tamandú (MS)

Automatizar, através de SAAS simples e intuitivo, o recrutamento de profissionais temporários, da divulgação da vaga ao agendamento de entrevista online pelo WhatsApp.

3° – Compensei Sustentabilidade (MA)

Sistema de descarbonização para empresas do trade turístico de Bonito, incluindo inventários de carbono, campanhas educativas e suporte. Desenvolveremos uma API para integração com o Alumia, plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul.

4º – Bora (SP)

App gratuito que amplia o acesso à educação ambiental. Funciona como guia virtual de Bonito, com roteiros interativos, mapas geolocalizados, prêmios e conteúdo sobre biodiversidade e cultura locais, com interface gamificada, acessível e multi-idiomas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.