32.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

PF cumpre 44 ordens judiciais e 5 desembargadores de MS são afastados por determinação do STJ

Cinco desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) foram afastados das funções publicas por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A ação faz parte de investigação que apura corrupção e venda de sentenças. Os nomes dos desembargadores ainda são desconhecidos.

PF cumpre 44 ordens judiciais e 5 desembargadores de MS são afastados por determinação do STJ

No âmbito da investigação, que durou três anos, a PF (Polícia Federal) saiu às ruas nesta quinta-feira (24) para cumprir 44 mandados de busca e apreensão, em Campo Grande, Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT).

Além do afastamento do exercício das funções públicas, o STJ determinou a proibição de acesso às dependências de órgão público, vedou a comunicação com pessoas investigadas e os desembargadores terão que utilizar tornozeleira eletrônica.

A operação leva o nome de “Ultima Ratio” – desdobramento da “Mineração de Ouro”, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios de crimes.

Segundo o Campo Grande News, o objetivo é “investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”. A ação tem apoio da Receita Federal.

Foto capa: Antonio Bispo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.