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quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Volvo e Suzano inauguram ‘Era de caminhões’ hexatrens com capacidade de 250 toneladas

Os novos caminhões Volvo FMX 6×6 estão revolucionando o transporte de toras de eucalipto no Brasil, com aumento de 25% na capacidade de carga e operações exclusivas em estradas fechadas dentro de fazendas. Com um investimento de mais R$ 22,2 bilhões no Projeto Cerrado, a Suzano de Ribas do Rio Pardo se destaca como a maior produtora global de celulose de eucalipto, utilizando esses gigantes da engenharia para otimizar sua logística e aumentar a sustentabilidade.

Os caminhões Volvo FMX 6×6, agora em operação, segundo o portal Mecânica online, são os maiores veículos florestais do mundo, projetados para carregar até 250 toneladas em hexatrens, conjuntos com seis reboques que fazem parte das operações da Suzano. Este avanço não apenas aumenta a produtividade, mas também reflete a inovação da marca em engenharia automotiva, proporcionando um aumento de 25% na capacidade máxima em comparação com a versão anterior de 200 toneladas.

Volvo e Suzano inauguram 'Era de caminhões' hexatrens com capacidade de 250 toneladas

Esses caminhões são utilizados exclusivamente em estradas fechadas dentro de fazendas, minimizando o tráfego nas rodovias e contribuindo para a redução das emissões de CO₂. As 14 unidades do Volvo FMX 6×6, equipadas com um potente motor de 540 cv, transportam toras de eucalipto para abastecer a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, localizada no Mato Grosso do Sul.

INVESTIMENTOS

O Projeto Cerrado, que recebeu investimentos robustos, é um esforço da Suzano para expandir sua capacidade produtiva e integrar práticas de sustentabilidade em suas operações. A nova fábrica é um marco para a produção de celulose, permitindo à empresa manter sua posição como líder global neste setor.

Volvo e Suzano inauguram 'Era de caminhões' hexatrens com capacidade de 250 toneladas

Com a recente aquisição, a Suzano agora conta com um total de 47 caminhões hexatrens Volvo, que têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as versões anteriores. Essa ampliação na capacidade de carga foi possível graças a novas configurações, como reforços nos eixos e longarinas duplas, além de um novo eixo com tração dianteira. Esses aprimoramentos garantem que os caminhões possam suportar cargas verticais maiores e aumentem a capacidade de tração, evitando paradas indesejadas.

Desde 2019, os hexatrens têm sido utilizados pela Suzano, com foco em operações que ocorrem somente dentro das fazendas de eucalipto. Com a introdução do novo modelo, a unidade de Ribas do Rio Pardo espera alcançar cerca de 50% de sua logística florestal utilizando hexatrens, resultando em uma significativa redução no consumo de combustível.

EFICIÊNCIA

Volvo e Suzano inauguram 'Era de caminhões' hexatrens com capacidade de 250 toneladas

O Volvo FMX, além de seu papel no transporte florestal, está ampliando sua atuação em setores como canavieiro e mineração, destacando-se pela robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiência no consumo de combustível. Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo, ressalta a crescente participação deste modelo em diversas aplicações.

A Suzano, formada por mais de 40 mil colaboradores, é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais fornecedoras de papéis na América Latina. Com uma capacidade instalada anual de 13,4 milhões de toneladas de celulose, a empresa está na vanguarda do desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, utilizando matéria-prima renovável.

ESTRUTURA

Com 12 fábricas no Brasil e operações na América do Norte e Europa, a Suzano abastece mais de 100 países, oferecendo uma variedade de produtos que vão desde papéis para impressão até itens de higiene. O Brasil, como maior exportador mundial de celulose, manteve sua posição de destaque na produção global, com 24,3 milhões de toneladas produzidas em 2023, consolidando-se como um dos maiores players do setor.

A introdução dos caminhões Volvo FMX 6×6, ainda de acordo com o portal Mecênica Online, é um passo significativo não apenas para a Suzano, mas para toda a indústria, simbolizando um compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e a inovação no transporte florestal no Brasil.

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