24.4 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro de 2024

‘Escolhe o dia que trabalha’: empresários de Três Lagoas reclamam do aumento de atestados médicos com TeleUPA

Empresários de Três Lagoas reclamam do aumento dos atestados médicos apresentados por seus funcionários. Só em um estabelecimento, o proprietário teve uma crescente de 25% nos últimos dias e alegam que a maioria é feita por meio da TeleUPA, um sistema de saúde on-line da prefeitura da cidade.

“Todas as sextas-feiras viram um caos. Esse sistema de consulta on-line virou uma forma do funcionário escolher o dia que quer trabalhar. O custo para as empresas acaba ficando mais elevado. Não podemos contar com os colaboradores, porque a facilidade com que se consegue um atestado médico é preocupante”, disse um empresário.

'Escolhe o dia que trabalha': empresários de Três Lagoas reclamam do aumento de atestados médicos com TeleUPA

Em setembro deste ano, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou um serviço de telemedicina, o TeleUPA, com o objetivo de agilizar o atendimento de casos leves e não urgentes.

O serviço permite que o paciente realize um pré-cadastro, onde é feita triagem, sem sair de casa, para verificar se o motivo da busca pelo serviço atende aos requisitos, que incluem casos classificados em duas categorias: Azul (sem queixas, não agudos, simples e seguros) e Verde (casos leves).

ATENDIMENTOS

Desde o seu lançamento em 09 de setembro até o dia 25 deste mês de outubro, foram realizados 1.364 atendimentos até a semana passada, sendo 732 mulheres e 632 homens, com predominância de pessoas entre 20 a 29 anos e uma média diária de 35 pacientes. O tempo médio de espera foi de 18 minutos, desde o cadastramento pelo QRCode até o início do atendimento, enquanto o tempo médio de atendimento foi de 09 minutos, desde o momento em que o médico chama o munícipe para a videochamada até a finalização da consulta.

“A empresa que gerencio teve um aumento da ordem de 25% na quantidade de atestados emitidos pelo TeleUpa, principalmente nos finais de semana entre os colaboradores mais jovens, com 1 ou 2 dias de afastamento”, lamentou um empresário.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.