Empresários de Três Lagoas estão em alerta após um deles sofrer uma tentativa de roubo, seguida de sequestro relâmpago em plena luz do dia desta quarta-feira (30), no Jardim Alvorada, em Três Lagoas. Apesar da vítima ter sido encontrada sem ferimentos, o caso fez os empreendedores da cidade a ficarem com medo do tamanho da violência que está se instalando no município.
Há alguns anos, Três Lagoas era considerada uma cidade pacata e com poucos moradores. Com a chegada das fábricas de celulose e de outros empreendimentos o cenário mudou e levou desenvolvimento para a cidade.
Antigamente, o município conhecido apenas pelo agronegócio, mas com as indústrias o ritmo e a cultura da cidade mudaram e hoje em dia segue como se fosse o de uma cidade grande. As fábricas trouxeram milhares de novos moradores, outras cidades, estados e até de outros lugares do mundo.
NOVAS OPORTUNIDADES
Mesmo com esse ‘choque de cultura’, as fábricas também abriram um ‘leque’ de novas oportunidades, inclusive para os empresários locais que devido à grande demanda, muitos deles ampliaram seus negócios.
A base de muito trabalho, hoje em dia Três Lagoas abriga grandes empresários que geram milhares de empregos. Mas com o desenvolvimento também surge a falta de segurança, o qual foi o que aconteceu com o empresário que foi abordado e rendido no interior da própria empresa no começo de um dia de serviço.
O crime chocou Três Lagoas e a união das forças policiais da cidade foi possível fazer um cerco ao redor do perímetro urbano do município. Com a informação, os criminosos abandonaram o empresário há alguns quilômetros na saída para Selvíria, em um local conhecido com Alto Sucuriú. Hoje, quinta-feira (31), um dia após o crime os empreendedores estão tensos.
CLIMA DE MEDO
Crimes assim vão voltar a acontecer? Esta é a pergunta dos empresários que agora também precisam conviver com o medo. Três Lagoas por estar próximo ao Estado de São Paulo e a alguns quilômetros das penitenciárias de Presidente Venceslau, onde o local e comandadas por organizações criminosas como o PCC é um ‘alvo’ fácil para os criminosos.
A cidade tem grandes comandos quando o assunto é segurança, inclusive, constantemente são realizadas operações conjuntas, como mostra a foto acima, porém mesmo assim é algo a se pensar futuramente, inclusive com os novos empreendimentos que devem chegar na região. Novas indústrias serão instaladas, incluindo a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), deve ter suas obras retomadas em breve. A construção deve atrair 5 mil trabalhadores. Com mais pessoas, a violência também aumenta e é um fato que deve ser analisado, inclusive pelo novo prefeito eleito que estará no comando da prefeitura.