As Polícias Civil e Militar afirmaram, na quarta-feira (30) que não há registros de supostas tentativas de sequestro de crianças em Ilha Solteira que tenham assustado a população nos últimos dias após postagens em redes sociais.
Conforme o site Ilha de Notícias, o boato começou com uma alegação de sequestro de uma criança e rapidamente se multiplicou, agora incluindo “relatos” de diversos casos, até mesmo com características de carros supostamente utilizados pelos sequestradores.
As versões que circulam na cidade mencionam tentativas de sequestro de crianças que estavam brincando na rua, em frente a casa ou chegando à escola.
O site ilhadenoticias.com entrou em contato com as Polícias Civil e Militar para verificar a existência de boletins de ocorrência relacionados a tentativas de sequestro de crianças em Ilha Solteira, mas as autoridades confirmaram que não há registros. Assim, se tais tentativas realmente ocorreram, os pais ou responsáveis não buscaram a polícia para que providências fossem tomadas.
Relatos semelhantes são frequentemente compartilhados em diversas cidades do país. Em alguns casos, as Polícias foram obrigadas a emitir notas esclarecendo que não havia ocorrências registradas e pedindo que as pessoas não compartilhassem mensagens sobre supostos sequestros para evitar pânico.
Situações semelhantes aconteceram recentemente em Tanabi e Mirassol, no interior de São Paulo.
Acionamento do 190
É importante lembrar que, em casos de tentativa de sequestro ou qualquer crime, a população deve acionar o 190, da Polícia Militar, para que as autoridades possam agir. Mesmo tentativas devem ser registradas na Delegacia de Polícia para que possam ser investigadas.