Administração comprou telhas, distribuiu alimentos e busca investimento dos governos Estadual e Federal devido ao vendaval
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul respondeu positivamente à solicitação do prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, e enviou equipe da Defesa Civil Estadual para reforçar o trabalho da Prefeitura que está em andamento desde sábado (26/10), quanto vendaval de quase 80 km/h afetou mais de 60 famílias nos assentamentos Santa Clara e Aldeia.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, enviou o Subtenente Adélcio Santos da Silva, Chefe do Departamento Administrativo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil; e o Subtenente Gilmar Nascimento Lopes, Agente de Defesa Civil. Ambos são do Corpo de Bombeiros e estão em Bataguassu “para fornecer informações técnicas para o Coordenador de Defesa Civil indicado pelo prefeito, para que ele possa inserir os dados no Sistema Integrado de Informações de Desastres-S2ID”, explicaram.
Os dados inseridos serão enviados pelo Governo do Estado e Governo Federal e o prefeito Akira Otsubo nomeou, de imediato, o servidor público Micael Nunes como Coordenador Municipal de Defesa Civil. Enquanto o Subtenente Adélcio ministrava o treinamento, seu colega de equipe, Subtenente Lopes, foi até os assentamentos para fazer o trabalho de campo, basicamente fotos georeferenciais.
Paralelamente a tudo isso, as equipes das Secretarias municipais de Assistência Social, de Obras e Infraestrutura, e de Desenvolvimento Econômico, reforçadas pelo Corpo de Bombeiros, continuam nos assentamentos com diversas providências práticas.
Máquina e caminhão da Secretaria de Desenvolvimento trabalha nas vias públicas, enquanto demais servidores e Bombeiro Militar atuam com motosserra para possibilitar a retirada das árvores arrancadas pelo vendaval.
Na sexta-feira, à tarde, o prefeito Akira Otsubo acompanhou, pessoalmente, a distribuição de alimentos e a chegada das telhas adquiridas pela Prefeitura e recebidas em doações. A Secretaria de Esportes arrecadou 100 quilos, a Cooperativa Sicredi fez a doação de 140 telhas e a Secretaria de Obras adquiriu outras 100 telhas. “A atuação do poder público municipal, frente ao desastre, foi a melhor possível”, elogiou o Subtenente Adélcio. A campanha de arrecadação de doações, principalmente de material de construção e utensílios domésticos, continua em andamento. Os interessados em ajudar, devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na rua Dourados, 63, Centro (sede da antiga Prefeitura).
O ofício assinado pelo prefeito Akira Otsubo, com a solicitação de investimentos da Defesa Civil estadual, foi entregue, pessoalmente, ao Coronel BM Artemison Monteiro de Barros, Coordenador-Adjunto da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado. Foram a Campo Grande, os secretários municipais Alessandro Firmino, de Desenvolvimento Econômico; e Suely Otsubo, de Assistência Social.
Por Ademar Cardoso