Uma mulher de 42 anos recebeu assistência de equipes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) do Amazonas, após entrar em trabalho de parto na comunidade das Abelhas, no Tarumã, zona rural de Manaus (AM), na última terça-feira (5). Conforme o site CM7 Brasil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou o Dioa, que prontamente enviou a aeronave para a região.
O coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, expressou a satisfação da equipe em realizar um parto dentro do helicóptero, destacando o caráter inédito da operação. “Foi um trabalho muito exitoso. Eu fico muito feliz e agradeço a Deus por essa oportunidade. Mais uma vez, pudemos ajudar a sociedade”, afirmou.
O tenente do Corpo de Bombeiros (CBMAM), João Coelho, destacou a importância da atuação do Dioa, especialmente em áreas isoladas, que enfrentam dificuldades devido à seca extrema. “O Águia 01 tem sido fundamental para socorrer essas populações”, afirmou.
A médica do Samu, Larissa Câmara, explicou que o parto foi realizado dentro da aeronave devido ao avançado estágio do trabalho de parto. “Tudo correu bem, sem complicações. A bebê nasceu saudável e já estava mamando pouco depois”, relatou.
Após o pouso, a mãe e a criança foram encaminhadas para o Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus (AM), onde receberam cuidados médicos.