Nos últimos anos, Três Lagoas obteve diversos avanços em infraestrutura urbana e desenvolvimento social, com obras importantes de pavimentação, drenagem e urbanização, que levaram bem-estar à população, sem deixar de lado importantes projetos habitacionais que permitiram e permitirão ainda mais dignidade e segurança jurídica para as famílias atendidas.
CONSTRUÇÃO DE MORADIAS
Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Habitação do Estado (AGEHAB), a Prefeitura firmou um convênio para a construção de 50 unidades habitacionais no Jardim das Violetas. O município doou o terreno para o projeto e assumiu 40% do valor total da obra, enquanto o Estado é responsável pelos 60% restantes. As obras foram iniciadas há dois meses, e a conclusão está prevista para dentro de 12 meses.
No bairro Vila Piloto, o Programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o Governo Federal, viabilizará a construção de 192 unidades habitacionais. O município doou a área, e o investimento será feito pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A Caixa Econômica Federal (CEF) já contratou a empresa responsável pela execução do projeto, com previsão de início das obras para 2025. O cadastro e a seleção dos beneficiários serão abertos em 2025, com ampla divulgação nos canais oficiais da Prefeitura e na mídia local.
REGULARIZAÇÃO HABITACIONAL
Para garantir a regularização das habitações e proporcionar segurança jurídica e direito à propriedade, o município segue com o programa de regularização fundiária em várias áreas da cidade. Entre os bairros e conjuntos habitacionais atendidos estão:
- Conjunto Habitacional Imperial
- Conjunto Habitacional das Margaridas
- Conjunto Habitacional das Hortênsias
- Conjunto Habitacional das Orquídeas I e II
- Conjunto Habitacional Caçula
- Bairro Santo André
- Bairro JK
- Bairro Vila Piloto
E reforçando ainda mais o compromisso da Prefeitura com a habitação social e a melhoria da qualidade de vida da população, estão em andamento estudos técnicos para avaliar a viabilidade da regularização fundiária nas áreas da Esplanada NOB, Vila Operária da Via Férrea e Chácara São Rafael. A regularização será realizada conforme o cumprimento dos requisitos legais e temporais específicos para cada área.