A missão empresarial promovida pela Fiems para a 15ª Expo Paraguay Brasil, em Assunção, participou nesta quarta-feira (08/11) de um evento de boas-vindas na Embaixada do Brasil no Paraguai. Na ocasião, foi explicada a dinâmica da feira e houve apresentações culturais do país vizinho.
A comitiva é composta por 10 empresários, além de representantes do Sistema Fiems. O objetivo é estreitar as relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, já que o as exportações do Estado para o país vizinho aumentaram 12% nos últimos três anos, saindo de US$ 39,1 milhões em 2021, para US$ 43,9 milhões em 2023, conforme levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Fiems.
Ainda de acordo com o estudo, os principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul para o Paraguai em 2023 foram móveis refrigerados para a exposição de produtos, preparações para alimentação de animais, carnes e miudezas bovinas congeladas ou refrigeradas, cereais e suas preparações e sementes forrageiras para semeadura.
A empresária Silvana Gasparini participa da missão a Assunção pela primeira vez. “Nunca tinha vindo para cá. Acredito que essa será uma ótima experiência. A expectativa é de aproximação com o Paraguai no sentido de prospectar novos negócios e poder ampliar a área de atuação da minha empresa”, afirmou.
Na avaliação do empresário Julião Gaúna, que participa da Expo Paraguai Brasil pelo segundo ano, o evento apresenta muitas oportunidades de negócios. “Nossa expectativa é sempre muito positiva, firmar parcerias, buscar novos mercados e observar as novidades. Enfim, trabalhar em resultados positivos para o nosso Estado”, concluiu.