Em entrevista à Rede TV nesta última segunda-feira (11), o presidente Lula (PT) afirmou que o líder venezuelano Nicolás Maduro representa uma questão interna da Venezuela e não uma preocupação para o Brasil.
“Eu acho que o Maduro é um problema da Venezuela, não é um problema do Brasil”, disse o presidente, ao ser questionado sobre sua visão em relação à situação no país vizinho.
Lula aproveitou para comentar a nota conjunta emitida pelo Brasil e pela Colômbia, na qual ambos expressaram preocupação pela ausência de transparência nos resultados eleitorais da Venezuela. Segundo ele, Maduro deveria ter comunicado o resultado ao Conselho Nacional Eleitoral, criado por ele mesmo, antes de recorrer à Suprema Corte.
“Ele [Maduro] deveria ter mandado a nota para o Conselho Nacional Eleitoral que foi criado por ele próprio, ele não mostrou, foi direto para a Suprema Corte”, declarou Lula.
O presidente também explicou por que evita criticar a Suprema Corte venezuelana, enfatizando que não gostaria que o Judiciário brasileiro fosse questionado por outros países. “Eu não tenho o direito de ficar questionando a Suprema Corte de outro país, porque eu não quero que nenhum país questione a minha Suprema Corte, mesmo quando ela erra, mesmo quando ela faz como fez comigo, de não deixar eu ser candidato em 2018”.
Para concluir, Lula expressou seu desejo de que o povo venezuelano possa viver com dignidade, reiterando seu foco nas questões brasileiras e distanciando-se dos recentes acontecimentos na Venezuela.
“Eu quero que a Venezuela viva bem, que eles cuidem do povo com dignidade, sabe, e eu vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida dele, o povo venezuelano cuida do Maduro, eu cuido do Brasil e vamos seguir em frente”, concluiu o presidente.
(*) Com informações do site Diário do Poder