24.6 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro de 2024

Vice-presidente da Fiems conhece plantio de laranja de gigante mundial da citricultura

O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, visitou nesta segunda-feira (11/11) a Fazenda Aracoara, em Sidrolândia, onde teve início o plantio de 4,8 mil hectares de laranja. A propriedade rural pertence ao Grupo Cutrale, gigante brasileiro do setor de cítricos e um dos maiores produtores mundiais de suco de laranja, com pomares e fábricas no Brasil e nos Estados Unidos.

Gestores da unidade receberam a comitiva formada pelo governador do Estado, Eduardo Riedel, secretários estaduais e dirigentes do Sistema S, para apresentar as principais etapas produtivas, desde a formação de mudas até o plantio. A expectativa da companhia é concluir o projeto em abril de 2026, com produção de 8 milhões de caixas de laranja para serem processadas em unidades do grupo em São Paulo.

De acordo com estimativas do Governo do Estado, atualmente cerca de 30 mil hectares já foram captados em Mato Grosso do Sul para a citricultura. O processo de formação de lavouras deverá naturalmente atrair fábricas de processamento de suco, segundo Crosara Júnior.

“Em alguns anos, temos perspectiva de ter novas indústrias no Estado. É natural que a Fiems acompanhe esse movimento, uma vez que a mão de obra será necessária, e é um novo modelo de negócio que diversifica a base de produção da nossa indústria”.

O governador do Estado, Eduardo Riedel, classificou o projeto da Cutrale como audacioso e capaz de contribuir para a diversificação da economia estadual.

“Este projeto traz toda uma nova atividade econômica para Mato Grosso do Sul. Na sequência disso, vamos avançar para a industrialização, toda uma cadeia gerando emprego e renda para as pessoas. A gente fica muito feliz de ter atraído a confiança dos empreendedores, que vieram para cá acreditando em nosso Estado”.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, detalhou os passos que o Governo do Estado tem adotado para fortalecer a citricultura sul-mato-grossense.

“Definimos uma busca de empreendedores em âmbito nacional, definimos uma legislação sanitária rígida para ter uma citricultura saudável, e conseguimos, num curto espaço de tempo, captar mais de 30 mil hectares em vários municípios, como Sidrolândia, Campo Grande, Três Lagoas, Brasilândia, Paranaíba e Naviraí. O Brasil responde por 60% do mercado mundial de suco de laranja, e Mato Grosso do Sul passa a fazer parte dessa agenda”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.