Após as explosões promovidas por Francisco Wanderley Luiz na Praça dos Três Poderes na noite de quarta-feira (13), o presidente Lula (PT) ainda não se manifestou sobre o caso.
Conforme o site Diário do Poder, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (14), o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou que Lula só se pronunciará sobre o incidente se for “perguntado publicamente”.
Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repudiou o ocorrido em nota, lamentando o ato e defendendo o retorno de um ambiente propício ao diálogo pacífico no Brasil.
“Lamento e repudio todo e qualquer ato de violência, a exemplo do triste episódio de ontem na Praça dos Três Poderes. Já passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente”, declarou Bolsonaro, ressaltando a necessidade de preservar a democracia e a liberdade.
Sobre o ataque
Francisco Wanderley Luiz, ex-candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul (SC), causou uma explosão próximo à entrada do Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (13). A Polícia Civil do Distrito Federal, através do Instituto Médico Legal (IML), removeu o corpo logo após o ocorrido.
O Partido Liberal (PL) emitiu um comunicado repudiando a ação. Em nota, o diretório nacional do PL reafirmou o compromisso com os valores democráticos, enquanto o diretório de Santa Catarina também condenou o ataque, destacando a importância do equilíbrio entre os poderes da República e a defesa da democracia.