31.8 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro de 2024

Elon Musk responde insulto de Janja no G20 Social: “Eles vão perder a próxima eleição”

O empresário americano Elon Musk reagiu no último sábado (16) a um comentário ofensivo feito pela primeira-dama do Brasil, Janja Silva, durante o G20 Social. Em resposta a um vídeo que circula na rede social X, Musk declarou: “Eles vão perder a próxima eleição”.

A polêmica começou quando Janja defendia a regulamentação das redes sociais como forma de combater a desinformação. Durante seu discurso, o som de um navio interrompeu o evento, realizado na região portuária do Rio de Janeiro. Aproveitando a situação, ela ironizou: “Deve ser o Elon Musk” e, em seguida, completou com a expressão vulgar: “Fuck you, Elon Musk”.

Repercussão

A fala gerou forte reação da oposição. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em uma publicação com o print da resposta de Musk, que “temos mais um problema diplomático”.

O deputado federal Marcel van Hatten (Novo-RS) informou que protocolou um pedido na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para que o chanceler Mauro Vieira esclareça os possíveis impactos diplomáticos da declaração. “A atitude de Janja é irresponsável e desrespeitosa”, disse.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou o episódio como “inaceitável” e criticou a falta de preparo da primeira-dama para representar o Brasil em eventos internacionais.

Nikolas Ferreira, deputado pelo PL-MG, publicou em inglês: “Janja da Silva, mulher de Lula, acabou de dizer ‘F*, Elon Musk’ no G20 Social. Esta é a esquerda ‘tolerante’”.

Outras reações

O senador Sergio Moro (União-PR) destacou com ironia a resposta de Musk como “a frase do dia dita em inglês”.

Carla Zambelli (PL-SP) argumentou que a atitude de Janja “mancha a imagem do Brasil” e pode prejudicar relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Já Eduardo Bolsonaro (PL-SP) relembrou embates anteriores de Musk com figuras brasileiras e americanas, afirmando: “Antes era Musk contra [Alexandre de Moraes]. Agora é Trump e Musk contra Ele [Lula] e o Descondenado”.

O episódio reabre debates sobre a postura de representantes oficiais em eventos internacionais e seus impactos nas relações diplomáticas do Brasil.

De acordo com o site Metrópoles, ministros e diplomatas brasileiros criticaram, nos bastidores, o ataque de Janja Silva contra Elon Musk, que foi um dos principais aliados de Donald Trump na corrida presidencial americana e vai assumir um cargo no governo dos EUA.

Alguns chefes do primeiro escalão do governo concordaram que a primeira-dama “passou do ponto” dessa vez. Já integrantes do Itamaraty afirmaram que a fala foi “desnecessária” e pode prejudicar a relação, já desgastada, entre Lula e Donald Trump.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.