A rede municipal de ensino de Ilha Solteira recebeu o Selo de Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação (MEC).
Este reconhecimento destaca Secretarias de Educação que promovem políticas e práticas eficazes para garantir a alfabetização e reduzir desigualdades, em alinhamento com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do CNCA.
Conforme o site Ilha de Notícias divulgou nesta terça-feira (26), o selo visa assegurar que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. A premiação ocorre em três categorias: ouro, prata e bronze.
O resultado foi divulgado em 22 de novembro, e a cerimônia oficial de entrega está marcada para 17 de dezembro, em Brasília (DF). A categoria Ouro, conquistada por Ilha Solteira, é a mais alta distinção, concedida às redes que demonstram excelência na formulação de políticas educacionais, práticas pedagógicas e ações voltadas à alfabetização.
Ilha Solteira destacou-se por iniciativas como a formação continuada dos professores, com foco em práticas de leitura e escrita, a criação de cantinhos de leitura nas salas de aula — com acesso a livros diversificados e de qualidade — e a implementação de boas práticas pedagógicas.
A secretária de Educação, Fernanda Momesso, atribuiu a conquista ao esforço coletivo de todos os profissionais envolvidos, ressaltando o compromisso com uma educação de qualidade para as crianças do município.