26 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

PCMS desarticula quadrilha de golpe do “falso frete” que atuava em Campo Grande e Chapadão do Sul

Na manhã da última terça-feira (26), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em parceria com outros estados, cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão contra uma quadrilha especializada no golpe do falso frete e lavagem de dinheiro.

Conforme o site Midiamax, a operação, que envolveu cerca de 150 policiais, ocorreu em diversas cidades, incluindo Campo Grande e Chapadão do Sul, e resultou na prisão preventiva de um casal no bairro Universitário, em Campo Grande.

A investigação, que se originou em São Paulo, abrangeu as cidades de Ipaussu, Itapeva, Santa Cruz do Rio Pardo, Taquarituba, Itaberá, Fartura e Assis, além de Londrina no Paraná. A ação faz parte da segunda fase da Operação Falsus, que visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes no transporte de grãos e lavagem de dinheiro.

A quadrilha usava uma plataforma online de frete para cadastrar motoristas e caminhões, simulando roubos durante o transporte de cargas. Após os falsos roubos, boletins de ocorrência falsificados eram apresentados e as mercadorias desviadas para empresas receptadoras. O esquema gerou prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões.

Entre os investigados estão duas advogadas suspeitas de ajudar na lavagem de dinheiro. Além disso, quatro empresas de grãos em São Paulo também são alvos da operação. Ao todo, 19 pessoas foram identificadas e responderão por furto qualificado, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos e organização criminosa.

A primeira fase da Operação Falsus ocorreu em março e resultou na condenação de seis pessoas. As investigações continuam.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.