Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pela Quaest revela que a rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou entre os agentes do mercado financeiro.
Conforme divulgado pelo site Diário do Poder, o índice passou de 64% em março, na última pesquisa, para 90% no levantamento atual. O estudo ouviu 105 executivos e economistas ligados a fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A insatisfação do mercado é atribuída ao desempenho da economia brasileira. Para 96% dos entrevistados, a política econômica está no rumo errado — um aumento significativo em relação aos 71% registrados na pesquisa anterior. Além disso, 88% acreditam que o cenário econômico irá piorar nos próximos meses; apenas 2% preveem melhora, enquanto 10% projetam estabilidade.
Entre os nomes avaliados pela Quaest, Lula é o que menos inspira confiança no mercado financeiro. Apenas 3% dos entrevistados afirmaram confiar “muito” no presidente, enquanto 97% disseram confiar “pouco ou nada”.
Em contrapartida, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é o mais bem avaliado, com 70% de confiança. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também se destaca, contando com 69% da confiança dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro por meio de entrevistas online com gestores, economistas e analistas do mercado financeiro.