24.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Ribas do Rio Pardo oficialmente se torna referência mundial da celulose com inauguração da Suzano nesta quinta-feira

Finalmente chegou o dia mais revolucionário para Ribas do Rio Pardo. Nesta quinta-feira (5), a cidade se torna referência mundial da celulose. A data, de extrema importância para o setor chegou e a maior fábrica do planeta, a Suzano, entra, oficialmente, em operação. Um mega evento que acontece nesta manhã conta com várias autoridades, incluindo a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O Perfil News está no evento e vai te deixar atualizado ao longo do dia. Um mega esquema de segurança está sendo realizado no local. Além do Presidente Lula, a assessoria de comunicação do Planalto e da Suzano não descartam a possibilidade da presença do Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco e também do Presidente da Câmara dos Deputados.

Lula deve ficar no Estado até as 11h da manhã, já que no período da tarde, o petista vai participar da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Montevidéu, capital do Uruguai. A agenda marca o encerramento da presidência uruguaia do bloco e a transferência de comando para a Argentina.

Referência global na fabricação de produtos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, particularmente na produção de celulose, a nova fábrica de celulose, também conhecida como Projeto Cerrado, erguida em Ribas do Rio Pardo exigiu R$ 22,2 bilhões de investimentos e ampliará em cerca de 20% a capacidade instalada da companhia.

O Projeto Cerrado produzirá 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano, ampliando a capacidade instalada da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, além de 1,5 milhão de toneladas de capacidade instalada de papel e outros produtos.

Ribas do Rio Pardo oficialmente se torna referência mundial da celulose com inauguração da Suzano nesta quinta-feira
Foto: Divulgação

O Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PT), conversou com o Perfil News no evento. Muito emocionado, comentou sobre os desafios da obra. O chefe do Executivo termina o mandato em 2024 com um trabalho glorioso.

A Suzano já estava operando desde o final de junho de 2024, mas a solenidade que acontece hoje, mostra a potência e a importância da indústria no setor. O megaempreendimento levou emprego de sobra para o município, que continua crescendo e ocupando o segundo lugar do Estado na criação de empregos.

“A cidade está pujante. Temos ajuda da iniciativa privada, mas hoje, só em obras, temos mais de R$ 100 milhões de recursos próprios investidos. Ribas vive um momento de euforia. O pico da obra já passou, o número de trabalhadores diminuiu e tendência é que a cidade receba novos moradores fixos”, explicou o Prefeito da cidade ao Perfil News.

Além da solenidade das autoridades que acontece nesta manhã, o município de Ribas do Rio Pardo, terá show com entrada gratuita da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. O evento é promovido pela Suzano, e faz parte das comemorações pela construção da nova fábrica da empresa na região.

O show acontecerá no Parque dos Ipês, a partir das 20h. A organização promete uma estrutura completa para o público, incluindo áreas de alimentação, banheiros e pontos de apoio.

A Suzano, maior produtora de celulose e papel da América Latina, celebra sua chegada em Ribas do Rio Pardo com o show de uma das duplas mais consagradas do Brasil, donos dos sucessos Evidências, Fio de Cabelo, Sinônimos, entre outros.

A empresa está construindo uma megafábrica na cidade, considerada um dos maiores investimentos privados do País. Desde sua construção, o projeto está gerando impactos positivos para a economia local, com a criação de empregos diretos e indiretos e o fortalecimento da parceria com a comunidade.

Confira as imagens aéreas da fábrica na galeria:

Fotos: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.