Gastronomia, artesanato, moda, economia criativa e formação. Neste domingo (8), a Praça do Peixe será palco para o Perifeirarte. A partir das 16h, a Cidadania une lideranças comunitárias e público em geral para celebrar. Em parceria com a Feira do Bosque, esta edição vai levar cerca de 80 expositores para a Avenida Bom Pastor.
Idealizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, pasta ligada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), o Perifeirarte tem viajado pelo Estado para levar formação continuada às lideranças comunitárias. Em todas as edições, o encerramento acontece sempre em feiras.
“O Periferarte é um congraçamento, uma celebração da formação que a gente faz com a liderança comunitária, com pautas relevantes para o movimento comunitário e a gente encerra no ambiente mais popular e democrático da comunidade, que são as feiras”, pontua o subsecretário para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz Silva.
Feira
Organizadora da Feira do Bosque, Carina Zamboni relembra que o evento nasceu com o intuito de trazer lazer aos espaços públicos, de forma que toda a população pudesse aproveitar, e ainda aumentar a renda das famílias expositoras.
“Trabalhamos com feiras de cultura e economia criativa, voltada para os produtos produzidos pelas mãos dos artesãos e que remetem à cultura do nosso Estado. Nossa ideia é trazer a população para espaços com eventos gratuitos, e que tenham apresentações culturais”, pontua Carina.
A Feira do Bosque também tem o viés de formação, e vem profissionalizando os expositores em parceria com o Sebrae através de cursos.
O Perifeirarte será realizado neste domingo (8), a partir das 16h, na Praça do Peixe. Com intervenções artísticas, o microfone também estará aberto para quem quiser compartilhar arte. Os participantes da formação, ocorrida no dia 2, no auditório da Cidadania receberão o certificado.
A Praça do Peixe fica na Av. Coronel Pôrto Carrero com a Bom Pastor, no Bairro Vilas Boas, em Campo Grande.
Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania