22.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

‘Caixa Encantada’ arrecada 74,2 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças em 356 instituições de MS

A campanha “Caixa Encantada”, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso Sul, arrecadou aproximadamente 74,2 mil brinquedos que serão entregues para crianças e adolescentes atendidos em 356 instituições em Campo Grande e no interior.

O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, participaram do encerramento da ação na tarde desta segunda-feira (9), no Bioparque Pantanal, com a participação de 170 crianças convidadas, de duas entidades cadastradas para receber as doações – “Os Sonhadores” e “Projeto Estrela Branca”.

“A gente fica feliz de poder estar contribuindo com isso. A Mônica teve uma participação direta andando no Estado, agora vai distribuir em algumas instituições. E faço um agradecimento a todas as instituições que por liderança da Secretaria de Administração se mobilizou, apoiou, do governo do Estado, a Fiems que tem tradicionalmente participado, ajudando a construir a logística desse volume muito grande de entrega. Não é fácil catalogar por idade de criança masculino, feminino, por instituição, então agradeço a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar que participaram voluntariamente nesse movimento e a todos os servidores que se dedicaram a fazer o Natal de 2024 um pouquinho mais feliz para mais de 70 mil crianças”, disse o governador.

A ação encerra a campanha natalina “Caixa Encantada – Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia!”. A iniciativa contou com o apoio de 17 instituições públicas e privadas que são correalizadoras, além de outras cinco instituições parceiras.

“Essa campanha é do servidor do Estado, e eu como primeira-Dama me sinto muito feliz e honrada de dar voz, sensibilizar as pessoas, divulgar. Nós fizemos realmente uma divulgação muito grande, e o resultado foi esse, um recorde de arrecadação. E esse ano teve uma coisa que também me agradou muito e faz muito sentido, a gente atendeu o interior também. Em campanhas passadas que a gente atendia, basicamente Campo Grande, e agora estamos conseguindo ampliar esse atendimento, e futuramente, quem sabe, a gente consegue ampliar mais ainda”, disse Mônica Riedel.

O objetivo da campanha é promover o espírito de solidariedade entre os servidores públicos do Poder Executivo Estadual e na sociedade, aproveitando a época para fazer o Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social mais alegre.

Além dos presentes, as crianças das ongs selecionadas participaram de uma tarde de diversão no Bioparque Pantanal, com a visita do Papai Noel que chegou em um dos tanques de peixes, apresentações artísticas, brinquedos e lanche.

“É muita felicidade a gente saber que o Natal, dessas crianças que precisam e que querem sonhar um pouco nesse momento tão mágico, de reflexão também, vai ser especial. A maioria das crianças nunca esteve no Bioparque, que é um equipamento reconhecido no mundo inteiro e que nos orgulha. Então é uma oportunidade para eles conhecerem, saberem que existe e também se sentirem inseridos”, explicou a primeira-dama.

Para as crianças e familiares que participaram da visita, o momento foi de alegria. “É importante, ainda mais nessa época do ano, de Natal, de Papai Noel, de presente, eles ficam muito felizes. Muitos deles não têm condições dos pais trazer, mas é muito importante, eles gostam, ficam bem animados”, disse Amanda Matos, 22 anos, que acompanhou a filha Clara Eloá, 3 anos. “Eu não fiquei com medo daquele peixe grandão e nem do Papai Noel, pedi uma boneca uma boneca de presente”, disse a menina que participa do projeto Estrela Branca, nas Moreninhas.

Evelyn Leite, 21 anos, levou o filho Arthur Gabriel, de 2 anos, para participar das atividades e ambos conheceram o Bioparque pela primeira vez. “Eu achei muito legal, uma novidade. É difícil conseguir vir, então um evento como esse é uma oportunidade bem legal pra as crianças conhecerem”, afirmou.

Campanha

Em 2023, a iniciativa arrecadou mais de 45 mil brinquedos distribuídos entre 300 instituições cadastradas. “A campanha teve um recorde de arrecadação, e uma nova forma de fazer a distribuição e o cadastro dessas entidades. Quem ganha na verdade é a sociedade sul-mato-grossense quando se organiza, se solidariza com o Natal”, afirmou o secretário Frederico Felini (SAD).

E neste ano, a solidariedade dos servidores alcançou números expressivos, com arrecadações em Campo Grande e no interior do Estado. O período de triagem ocorreu entre 21 de novembro e 6 de dezembro e a entrega para as entidades – 257 na Capital e 99 em 43 municípios do interior – será concluída até amanhã (10).

A campanha contou com a parceria da Fiems na cedência do Albano Franco e construção do plano de triagem com a coordenação da campanha do Governo do Estado.

A reformulação do processo de cadastramento das entidades beneficiadas foi a principal novidade do projeto. A partir desta edição as instituições realizaram um cadastro por meio de um formulário, para que pudessem receber as doações. As inscrições iniciaram no dia 14 de outubro e terminaram em 18 de novembro e a análise das entidades contou com o apoio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos).

A primeira arrecadação da campanha ‘Caixa Encantada’ 2024 ocorreu durante a entrega dos kits para os participantes da Corrida dos Poderes, nos dias 24 e 25 de outubro, arrecadando 3,7 mil brinquedos.

Além de Campo Grande, a ‘Caixa Encantada’ é realizada em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, por meio das Forças de Segurança Pública e da SED (Secretaria de Estado de Educação) e a distribuição será feita nas respectivas cidades onde houve arrecadações.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.