Na manhã da última terça-feira (10) , o vereador João Naves (PSB), de Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi preso em flagrante após proferir ofensas racistas contra o vereador Bruno Marinho (PT) dentro da Câmara Municipal.
Segundo Bruno Marinho, durante uma discussão na sala de reunião, João Naves o chamou de “preto safado” na presença de outros vereadores. O petista deu voz de prisão ao colega, que foi confirmada por policiais.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Carapicuíba, onde João Naves, de 67 anos, permanece detido. O crime de injúria racial é inafiançável e prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
Naves passará por uma audiência de custódia para determinar a continuidade de sua detenção. Segundo o site Metrópoles, em nota, a Câmara Municipal de Carapicuíba informou que os fatos estão sendo apurados, pois ocorreram fora do Plenário, e aguarda um parecer judicial para definir os próximos passos.
A Casa reiterou que não compactua com manifestações racistas ou preconceituosas. A assessoria de João Naves não se manifestou.