O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) publicou na quarta-feira (18) um provimento que estabelece um auxílio-alimentação excepcional de R$ 10.055 mil para servidores, juízes e desembargadores em dezembro deste ano. Conforme o site CNN Brasil, a medida, aprovada pelo Conselho da Magistratura e oficializada ontem, é válida apenas para o mês em curso.
Em novembro, a Polícia Federal iniciou a Operação Sisamnes, que investiga um suposto esquema de venda de decisões judiciais em Mato Grosso e outros dois estados. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão no Distrito Federal, Mato Grosso e Pernambuco.
Os envolvidos, incluindo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados, são suspeitos de crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.
A investigação apura o pagamento de propinas para decisões judiciais favoráveis e o vazamento de informações confidenciais, incluindo detalhes de operações policiais.