O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) entregou nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, uma máquina tijoleira para a Associação dos Artesãos de Nova Porto XV. O equipamento vai apoiar o trabalho dos artesãos no que se refere ao processamento da argila para a posterior confecção dos artesanatos locais.
A entrega do maquinário ocorreu no período da manhã, na sede da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV, com a presença de membros da Associação.
Durante o ato, Akira comentou que havia feito um compromisso com os artesãos para a aquisição de uma máquina que pudesse auxiliar os profissionais para o processamento do barro.
“A entrega dessa máquina era um dos compromissos que fizemos com os artesãos. A máquina foi adquirida pela Prefeitura e agora cedida em benefício da Associação. Quero que vocês cuidem e façam bom uso dela. O artesanato do Distrito de Nova Porto XV é um dos símbolos da cultura de nossa cidade e queremos que cada dia mais os artesãos cresçam e sejam reconhecidos”, disse ele.
Akira lembrou que nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Bataguassu apoiou os artesãos através do Sebrae-MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de fortalecer o artesanato local, oferecendo suporte aos profissionais desde a capacitação até o apoio na comercialização dos produtos, visando impulsionar a geração de emprego e renda.
Além disso, os artesãos participaram de um projeto desencadeado pela empresa Suzano, com foco na geração de renda dos profissionais, empreendedorismo e fortalecimento da produção dos artesanatos.
O presidente da Associação de Artesãos de Nova Porto XV, Jorge Alexandre da Silva, agradeceu o prefeito pela destinação da máquina tijoleira. “Esse equipamento vai ajudar muitos os associados. Só temos a agradecer pela parceria”.
Para a aquisição do equipamento, que é 4 em 1, com as funções de misturador, triturador, amassador e molde, o investimento da Prefeitura foi de R$ 149.700,00. A máquina tem capacidade para produção de cerca de 10 mil tijolos por dia.
Segundo o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes, a Associação dos Artesãos da Nova Porto XV protocolou um pedido solicitando a doação de uma área por parte da Prefeitura para a sede da Associação e futuramente acomodar a máquina tijoleira, que inicialmente ficará nas dependências da Subprefeitura.
Gomes salientou que dentro do trabalho de destinação da argila aos artesãos gerenciado pela Subprefeitura, até o momento, já foram entregues 90 metros cúbicos do produto aos artesãos. A argila foi disponibilizada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) mediante Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito entre a empresa e o Ministério Público como forma de compensação ambiental devido ao enchimento do lago da Usina Sérgio Motta.
Para o artesão Euclides Alves dos Santos, que atua na área do artesanato há mais de 24 anos, a tijoleira vai ajudar muito o trabalho dos artesãos. “É um passo importante. Esse equipamento é essencial para auxiliar o trabalho dos artesãos. Eu vejo a dificuldade dos profissionais para conseguir processar o barro. Com a tijoleira, não vai faltar argila para os artesãos”, comemorou.
Por Bianca Lima