Neste ano, iniciativa foi ampliada para o município de Batayporã (MS), totalizando, ao lado de Rosana (SP), dez escolas participantes no território
Cerca de dois mil estudantes da rede pública foram beneficiados(as), direta e indiretamente, pelo Programa de Valorização da Educação (PVE) nos municípios de Rosana (SP) e Batayporã (MS), região de influência da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) neste ano. A iniciativa é desenvolvida pela CESP (Companhia Energética de São Paulo), com apoio do Instituto Votorantim, e visa promover a melhoria na qualidade do ensino da rede pública municipal e aceleração da aprendizagem por meio de capacitações sobre gestão escolar e educacional e mobilização social.
“Na CESP, costumamos dizer que ‘geramos energia para impulsionar pessoas’ e iniciativas como esta, que contribuem para a melhoria na qualidade do ensino da população vem ao encontro desse propósito. Para nós, apoiar ações que visam a melhora no ensino é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O PVE é uma das principais iniciativas que temos para colaborar com o desenvolvimento sustentável dos municípios onde estão nossas operações e os resultados obtidos em Rosana têm sido tão positivos que, neste ano, a iniciativa foi ampliada também para o município de Batayporã, praticamente dobrando o total de alunos e alunas beneficiadas”, destaca Raquel Leite, Gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Desenvolvimento Social da companhia.
Ao todo, dez escolas municipais integram o PVE no território, sendo sete no município de Rosana (SP), onde o PVE teve início em 2020, e três unidades escolares municipais de Batayporã, município que passou a integrar o programa a partir deste ano, o que resultou em um aumento de mais mil alunos beneficiados.
IDEB
Os avanços obtidos, citados por Raquel Leite, podem ser aferidos por meio do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Neste ano, o município de Rosana obteve nota 6,8 no IDEB, superando a média do Estado de São Paulo (6,2) e a nacional (5,8). A base de dados do estudo é referente ao ano de 2023. “No município de Batayporã, o programa está na fase inicial, mas neste primeiro ano também apresentou avanços significativos. Vale destacar que, estes avanços só puderam ser registrados graças ao empenho e a dedicação dos gestores e gestoras municipais e de toda a equipe das secretarias de Educação dos dois municípios, que abraçaram o programa”, completa a gerente.
Idealizado em 2008 pelo Instituto Votorantim, o PVE é composto por metodologias criadas para atuar com políticas e práticas educacionais pensadas para identificar e combater defasagens e desigualdades educacionais. Para isso, atua em três frentes de trabalho e diferentes públicos: Gestão Educacional (GEDU), voltado para secretária(o) e equipe técnica das secretarias municipais de Educação; Gestão escolar (GESC), para diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), entre outros, e Mobilização (MOB), voltado para o envolvimento de representantes da comunidade.
Integração com a comunidade
Além de abordar temas como gestão escolar e melhores práticas educacionais, o PVE, por meio do MOB, visa também promover maior integração com a comunidade local. O objetivo é fazer com que a sociedade, principalmente as famílias dos alunos, participem mais ativamente da vida escolar.
Em Rosana (SP), um dos exemplos desse trabalho foi o projeto “Cuidar de quem cuida”, com o objetivo de levar cuidados pessoais para mães e responsáveis de filhos PCDs. Ao todo, a iniciativa conseguiu 25 voluntários no município, com serviços gratuitos variados, que foram desde cabelereiros, maquiagem, manicure estética etc.
“O projeto Cuidar de quem cuida visou levar um pouco de acolhimento às mães e responsáveis de filhos com neurodivergência, que muitas vezes não têm tempo ou meios de conseguir esses atendimentos, e o resultado superou as nossas expectativas. Vinte e cinco pessoas, de diferentes áreas de atuação, se prontificaram a ceder um pouco do seu trabalho e tempo para recebê-las”, reforça Beatriz Cristina Guimarães Soares, Coordenadora de Educação Especial, uma das responsáveis pelo MOB do PVE em Rosana.
O grupo de Mobilização também realizou, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), palestras nas escolas sobre a Constituição Brasileira, com a entrega de exemplares da constituição gratuitamente aos alunos.
Sobre a CESP
Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/