O projeto ‘Faça Uma Criança Feliz’, ação que existe há 13 anos, leva um pouco de alegria a crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, em Três Lagoas. Idealizado por Bruno Patrezi, o projeto recebe doações de várias empresas da cidade com o objetivo de ajudar o próximo.
“Não é qualquer brinquedo. São brinquedos bons, que as crianças vão gostar. Oferecemos lanches. Levamos como se fosse um presente para os nossos filhos. A ação foi realizada na Vila Piloto, onde atendemos aproximadamente 100 crianças”, explicou Bruno ao Perfil News.
Em um bate-papo com o Perfil News, ele contou um pouco de sua trajetória, que sempre esteve envolvida em causas sociais. Há 13 anos, dividindo a vida pessoal com os trabalhos voluntários, o rapaz tem um único objetivo: espalhar alegria e solidariedade por onde passa.
O trabalho voluntário é uma atividade bem democrática. Isso porque ele beneficia todas as pessoas envolvidas, ou seja, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.
“O fato de eu fazer todo esse esforço é que quando eu era criança não tinha condições de ter brinquedos. Isso que me motiva e me faz tocar esse projeto para frente, levando presentes bons para as crianças e sabendo que estamos ajudando os pais que não têm condições de comprar um bom brinquedo para o filho”, disse.
Sua importância é tamanha que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia do Voluntariado, comemorado em agosto, como forma de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações ao redor do mundo.
O trabalho voluntário, além de ser uma forma de exercitar a solidariedade, é um meio de exercer a cidadania e agir em prol do bem comum e de interesses coletivos. Há muitas formas de se envolver com voluntariado: por meio de ações coletivas ou individuais, participando de projetos sociais, entre muitas outras.
Nesses 13 anos, Bruno já fez de tudo um pouco na cidade de Três Lagoas. Se fantasia de homem aranha para animar festas, ajuda pessoas que perderam suas residências, além de também ser solidário a mulheres, pessoas que necessitam de cadeiras de rodas e até entidades beneficentes.
Sim, haja fôlego e disposição para acompanhar Bruno, que realiza trabalho voluntário desde 2011. Ele também é idealizador do projeto ‘Cinema nos Bairros’, um sonho aproximadamente 20 anos atrás que finalmente se tornou realidade.
“Sempre sonhei em levar o cinema para os bairros, mas o projeto era muito caro e eu não dependo de recursos públicos. Realizo ações como feijoadas e tenho parceiros que nos ajudam. Empresários que fazem as suas doações, mas eu corro atrás para conseguir as verbas dos projetos”, explicou.
Além dos projetos já citados, Bruno ajuda até entidades beneficentes. O voluntário personaliza violões e pede para artistas autografarem. O instrumento é doado para ONGs e outras instituições que conseguem levantar recursos e também ajudar pessoas necessitadas.
Os projetos de Bruno e seus ‘companheiros de batalha’ são publicados em suas redes sociais. Basta acessar o @brunopatrezi no Instagram.