O Ano Novo é um momento de celebração e despedida do ano que passou, além de comemorar a chegada de um novo ciclo. O dia 31 de dezembro, do ponto de vista científico, marca uma volta completa da Terra ao redor do Sol. Porém, em um contexto mais poético, representa a celebração e o início de uma nova fase na vida de cada um.
Assim, na virada ou durante o primeiro dia de janeiro, desejar uma mensagem a alguém querido ou importante pode ser uma forma de demonstrar afeto. Isso não apenas celebra a nova data ao lado dessa pessoa, mas também permite agradecer pelos momentos compartilhados no ano anterior.
Além das mensagens afetuosas, as chamadas superstições de Ano Novo ajudam as pessoas a se prepararem emocionalmente para o ano que está por vir, reforçando o desejo de prosperidade, saúde, amor e felicidade.
Você tem algum costume para iniciar o novo ano? Tem algum costume, tradição ou superstição para começar o Ano Novo com o pé direito? As superstições de Ano Novo têm um papel significativo ao redor do mundo, são diversas pessoas de culturas diferentes que costumam ter tradições ou costumes para que o novo ano comece bem.
VEJA ALGUMAS:
– Usar roupa branca: vestir branco simboliza paz e renovação.
– Comer lentilhas: acredita-se que as lentilhas tragam prosperidade e fartura pelo formato delas que lembra moedas.
– Colocar dinheiro no sapato ou na carteira: é um gesto simbólico para atrair mais riqueza.
– Usar lingerie colorida: cada cor simboliza algo: vermelho para paixão, rosa para amor, amarelo para dinheiro, etc.
– Pular sete ondas: para quem passa a virada de ano, especialmente no litoral, pular sete ondas serve para pedir proteção e renovar energias.
– Guardar semente de romã: as sementes guardadas na carteira servem para atrair sorte e dinheiro.
– Não comer aves: tem pessoas que evitam comer qualquer tipo de ave durante a virada de ano porque elas ciscam para trás, o que pode simbolizar retrocesso na vida.
– Tomar banho de ervas ou sal grosso: ajuda a renovar as energias e deixar as negatividades no passado.
– Abrir portas e janelas à meia-noite: simboliza deixar o velho sair para que o novo entre.
– Comer doze uvas: depois de comer 12 uvas (uma para cada mês do ano), guarde as sementes como símbolo de prosperidade.
MISSA DO GALO
Além das citadas acima, também têm os fiéis que só começam o ano após celebrarem a tradicional Missa do Galo. É possível citar também a Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore.
Praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos três reis magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do prometido messias (o menino Jesus Cristo), para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes (citação do livro da Bíblia, Mateus, capítulo 2).
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos três reis magos (6 de janeiro).
Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que se mantém viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.