Obras foram destacadas no texto da LDO, sancionado hoje pelo presidente Lula
Por Maristela Brunetto
O texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2025, sancionado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclui duas obras em Mato Grosso do Sul entre as prioritárias para conclusão no ano que vem. O texto, que tinha que ter sido aprovado no primeiro semestre pelo Congresso Nacional, para direcionar o projeto do orçamento no segundo semestre, traz a conclusão de parte BR-419 e do anel rodoviário de Três Lagoas.
As duas obras estão em andamento no Estado. A BR-419, que começa paralela à BR-163, em Rio Verde, deve ter seu trecho concluído até Aquidauana. A estrada já tem parte pavimentada e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) iniciou uma frente na metade do ano em Aquidauana. A rodovia é considerada essencial para escoamento de produtos e transporte de pessoas, favorecendo até o turismo, já que passa vizinha ao Pantanal, por Rio Negro e região do distrito de Taboco.
Ela deve abrir nova alternativa para ligação entre o norte do Estado e a região oeste sem que os motoristas precisem percorrer as BRs 163 e 262. O ponto final do traçado, que não consta no plano da LDO de 2025, é levar o asfalto até Jardim, passando por outras cidades da região, como Nioaque.
Recentemente, o DNIT lançou licitação para contratar o projeto de criação de um entroncamento na BR-163, perto de Rio Verde, onde começa a rodovia federal.
Em 2022, o Governo Federal anunciou a entrega de 52,5 quilômetros nessa região, até Rio Negro. O trecho exigiu a implantação de 10 pontes. Já a frente de obra que começou este ano inclui um novo acesso à Aquidauana e ligação até as proximidades do Hospital Funrural.
Anel viário – A outra obra emblemática para facilitar a circulação, o anel viário de Três Lagoas é uma expectativa antiga na cidade, diante do tráfego pesado que circula pelo perímetro urbano. O município dá acesso à ponte sobre o Rio Paraná que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo. Foram muitos anos até que os moradores vissem o empreendimento tomar forma. As ações começaram a ser definidas em 2012, quando foi feito estudo de viabilidade, incluindo análise nos trechos com necessidades de pontes e viadutos, seguido pelo processo de desapropriação de áreas, como informou o site Perfil News.
O anel percorrerá as BRs que passam pela cidade, a 158, que é norte sul, e a 262, que segue leste oeste, tendo 26,4 quilômetros e retirando veículos pesados da área urbana. A obra inclui três viadutos, três passagens de nível e uma ponte, com estimativa de investimento de R$ 200 milhões de recursos federais.
O Estado é mencionado em outros trechos da LDO, como na previsão de venda de dois lotes urbanos do Incra em Corumbá e nas concessões em andamento em todas as unidades da federação. Daqui são citadas a Malha Oeste da ferrovia, que está sem uso e o contrato referente aos 1.973 (MS/SP), vigente até julho de 2026, é discutido no âmbito do TCU, a exemplo do que ocorre com as rodovias federais concedidas, para a possibilidade repactuação, como autorizado para a BR-163, outro trecho mencionado na LDO.
O detalhamento de ações que a União pretende executar consta no projeto da Lei Orçamentária Anual, que deveria ter sido votado antes do recesso, mas só deve ser retomado pelo Congresso em fevereiro. A previsão é de receitas da ordem de R$ 5,87 trilhões para 2025.
Fonte: Campo Grande News