Com o encerramento de mais um ano legislativo, nove deputados de dois partidos, PL e Novo, deram menos de 20% dos votos conforme a orientação do governo Lula.
Conforme a coluna do Jornalista Cláudio Humberto, Chris Tonietto (PL-RJ) e Julia Zanatta (PL-SC) lideram a oposição mais fiel, com apenas 17% de taxa de governismo.
Seguem-se Carol de Toni (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS) e Ricardo Salles (Novo-SP), todos com 18% de taxa. Surpreendentemente, esse índice é até melhor do que o de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que votou com o Planalto em 21% das vezes.
Gilson Marques (Novo-SC), Gustavo Gayer (PL-GO), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Rodolfo Nogueira (PL-MS) têm 19% de governismo. Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Delegado Ramagem (PL-RJ) e Sargento Gonçalves (PL-RN) encerram a lista com 20%.
No Senado, o maior opositor é o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Rep-RS), que seguiu 43% dos votos alinhados com o governo Lula. Jorge Seif (PL-SC), Magno Malto (PL-ES) e Rogério Marinho (PL-RN), com 45% de governismo, completam o topo dos maiores opositores.