32.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

“Saidinha de Natal”: Mais de 2 mil presos não retornam aos presídios

Mais de 2 mil presos que tiveram direito à saidinha de Natal entre o fim de 2024 e o início de 2025 não retornaram aos presídios brasileiros, de acordo com um levantamento realizado.

No total, 48.179 presos de 14 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Amapá, Roraima, Sergipe, Ceará, Paraíba e Piauí) e do Distrito Federal tinham direito ao benefício da saidinha, mas 2.084 não retornaram, o que representa cerca de 4,3% do total.

Conforme o site Metrópoles, o estado do Rio de Janeiro registrou a maior taxa de detentos que não retornaram, com 260 dos 1.494 beneficiados (cerca de 14%) considerados foragidos. Já em números absolutos, São Paulo lidera o ranking, com 1.334 “fujões”.

A saidinha é concedida apenas a detentos que estejam no regime semiaberto, que trabalham de dia e dormem na cadeia, que possuam bom comportamento e que tenham cumprido parte da pena. Além disso, os detentos não podem ter praticado faltas graves no último ano.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.