A quilometragem das viagens internacionais do presidente Lula no último ano, sempre acompanhado da primeira-dama Janja e de uma comitiva de ministros e assessores, somada, seria suficiente para dar duas voltas e meio ao redor do planeta Terra. Essas viagens foram bancadas pelo pagador de impostos.
Conforme a coluna do jornalista Cláudio Humberto, ao todo, medindo em linha reta de ponto a ponto os destinos de Lula, o petista percorreu mais de 102 mil quilômetros. Esse número impressionante é resultado das frequentes viagens internacionais realizadas por Lula em 2024, incluindo destinos como Estados Unidos, México, Itália, Suíça, Colômbia, Egito, entre outros.
Apesar de ser véspera de ano eleitoral, os passeios de Lula em 2025 vão continuar. Neste primeiro semestre, Lula deve voar para ao menos seis países: Uruguai, já em março, Honduras, Japão, Vietnã, Argentina e França. No segundo semestre, o petista deve se dirigir aos Estados Unidos. Há ainda a expectativa de uma viagem à África do Sul.
Se o chefe não liga, tampouco os funcionários. Só no primeiro ano do Lula 3, diárias e passagens dos servidores custaram R$3,3 bilhões. Esse valor é um reflexo do custo das frequentes viagens internacionais realizadas por Lula e sua comitiva.
Aqui está uma lista das viagens internacionais programadas para Lula em 2025:
- Março: Uruguai
- Honduras
- Japão
- Vietnã
- Argentina
- França
- Segundo semestre: Estados Unidos
- Expectativa de viagem: África do Sul
Essas viagens somarão mais quilômetros à já impressionante quilometragem percorrida por Lula em 2024.