Em Chapadão do Sul, um problema grave está afetando a vida de muitos aposentados e pensionistas. Conforme o site MS Todo Dia, associações e sindicatos que alegam representar esses beneficiários estão descontando valores mensalmente dos benefícios previdenciários sem a permissão e a ciência dos mesmos, causando problemas financeiros e estresse para as vítimas.
Os órgãos municipais de defesa dos consumidores têm recebido um grande número de reclamações de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos nos benefícios previdenciários, relacionados a instituições financeiras, associações, sindicatos e empréstimos fraudulentos.
As chamadas mensalidades associativas são debitadas diretamente das aposentadorias e pensões por morte pagas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) às vítimas.
Após uma série de queixas fundamentadas feitas por consumidores contra associações e empresas de crédito por descontos irregulares, o Procon de Chapadão do Sul decidiu investigar as irregularidades praticadas por essas entidades.
O diretor do Procon, Walder de Freitas, afirmou que, após analisar as reclamações apresentadas até o momento, “podemos averiguar que todas as autorizações são firmadas por meios fraudulentos e sem que os aposentados tivessem conhecimento e/ou autorizado”.
Se você é aposentado ou pensionista e percebeu descontos em seu benefício sem ter feito a adesão a uma instituição financeira, sindicato ou associação, é importante procurar o Procon de imediato. É fundamental que os beneficiários estejam cientes de seus direitos e tomem medidas para proteger seus benefícios previdenciários.