Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, denominada “Operação Ferro Velho”, foi realizada na manhã de quarta-feira (15), em Ilha Solteira.
Conforme o site Ilha de Notícias, durante a ação, foram apreendidos 112 kg de fios de cobre sem procedência comprovada, além de outros itens suspeitos, em estabelecimentos comerciais. A operação também contou com a participação de fiscais da Prefeitura.
A iniciativa ocorre em um contexto de aumento nos furtos de fios na região, com diversos casos registrados recentemente em estabelecimentos públicos, como escolas, e em propriedades privadas, como residências.
Durante a ação, quatro estabelecimentos de comércio de sucatas foram vistoriados, com o objetivo de fiscalizar e combater irregularidades no comércio de materiais recicláveis, em especial a receptação de itens de procedência ilícita, como cobre furtado. Além disso, foram verificadas documentações, condições de armazenamento e conformidade sanitária e ambiental dos estabelecimentos.
A operação resultou na apreensão de: 112 kg de fios de cobre, um botijão de gás e uma bateria de procedência duvidosa.
Em um dos estabelecimentos, foi encontrado um menor de idade trabalhando sem registro em carteira e em condições insalubres. O adolescente foi entregue aos cuidados do avô após a intervenção.
Com a apreensão, os fiscais da Prefeitura notificaram dois estabelecimentos por irregularidades: Um ferro-velho por queima irregular de fios e outro por funcionar sem inscrição e alvará de funcionamento.
O Delegado de Polícia Civil, Miguel Gomes da Rocha Neto, junto com o comandante da Polícia Militar, André Caldeira, e o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Nunes, destacaram que operações semelhantes serão frequentes em Ilha Solteira.
“Atividades criminosas devem ser desestimuladas por ações de fiscalização”, afirmaram as autoridades, ressaltando a importância da parceria entre as Forças de Segurança e a Prefeitura para garantir maior proteção à população.
As autoridades também alertaram que o furto de fios alimenta o tráfico de drogas, pois muitos usuários de drogas veem nessa prática uma forma fácil de obter dinheiro para sustentar o vício. Por isso, é essencial fiscalizar os comércios envolvidos na compra e venda desses materiais.
Serviço
A população pode contribuir denunciando tanto vendedores quanto compradores de produtos furtados ou roubados. As denúncias podem ser feitas pelos telefones: 190 (Polícia Militar); 197 (Polícia Civil); 153 (Guarda Municipal).