O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou duramente o senador Marcos Pontes (PL-SP) na última segunda-feira (20), após o astronauta lançar sua candidatura à presidência do Senado. Conforme o site Diário do Poder, a candidatura de Pontes gerou um racha na sigla, pois não conta com o respaldo do próprio partido, que está apoiando o senador Davi Alcolumbre (União-AP) para o cargo.
Durante uma live no portal AuriVerde Brasil, Bolsonaro expressou sua insatisfação com a decisão de Pontes e afirmou que não acredita na possibilidade de vitória do senador. “Marcos Pontes, que está disputando a presidência, boa sorte a você. Mas eu lamento você estar nessa situação, porque você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto e se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho muito melhor que outras aí, nós vamos ficar sem comissões”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro também acusou Pontes de ter se candidatado pensando em benefício próprio e afirmou que o senador foi eleito graças ao seu apoio em 2022. “Você está pensando, lamentavelmente, em você. É lamentável isso aí. De vez em quando a gente é obrigado a engolir sapos para poder comer uma rã frita, lá na frente. Não é para nós, é para o povo brasileiro”, disse o ex-presidente.
Além disso, Bolsonaro lembrou que havia apoiado Pontes em 2022, deixando de lado o seu amigo Marco Feliciano, e se sentiu traído pela decisão do senador de se candidatar à presidência do Senado. “Eu elegi você em São Paulo. Deixei de lado o meu amigo Marco Feliciano, com uma dor no coração enorme, para te apoiar. Esse é meu pagamento?”, perguntou Bolsonaro.
A votação para a presidência do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa está programada para ocorrer no dia 1° de fevereiro, às 10h. O resultado da votação deve definir o futuro da liderança do Senado e pode ter implicações significativas para a política brasileira.