Um falso médico, que se identifica como “Dr. Eduardo Medeiros” e utiliza um número de telefone de Mato Grosso do Sul, tem tentado aplicar golpes em familiares de pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Betim, Minas Gerais. Conforme o site Campo Grande News divulgou na última terça-feira (22), pelo menos cinco famílias foram alvos do golpista.
De acordo com os relatos das vítimas, o falso médico entrou em contato por mensagens de aplicativo e ligações telefônicas, solicitando a transferência de dinheiro via Pix para que procedimentos urgentes fossem realizados nos pacientes internados. No entanto, todas as vítimas desconfiaram do pedido e não transferiram o dinheiro.
A denúncia foi feita à Secretaria Municipal de Saúde de Betim, que identificou ao menos quatro casos de pessoas que recebiam atendimento médico em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A secretária municipal de saúde, Jaqueline Santana, afirmou que as vítimas não transferiram o dinheiro porque questionaram os profissionais de saúde sobre o pedido e descobriram que era um golpe.
“Um dos familiares que foi contatado estava indo para casa tomar banho, um momento de descanso. Ele voltou imediatamente e informou: acabei de chegar aqui na unidade, vou esclarecer essa história, já que estava até então na unidade de saúde e em nenhum momento me foi solicitado nada disso, nem informado dessa urgência, como se o paciente tivesse agravado”, disse Jaqueline à imprensa local.
A secretaria também informou que há registro da mesma tentativa de golpe, pelo mesmo falso médico, nas cidades de Curvelo e Igarapé. A partir de agora, a secretaria vai investigar como o golpista teve acesso aos dados de pacientes, que são sigilosos.
A reportagem tentou contato com o número utilizado pelo suposto médico, mas a ligação não foi atendida. O caso será investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.