A principal forma de buscar uma oportunidade de estágio no IEL-MS, agora, é acessar a plataforma de carreiras, uma nova ferramenta digital oferecida pelo Instituto, que foi lançada neste ano. O objetivo é agilizar o processo de recrutamento e de intermediação do programa do estágio.
“Foi um trabalho árduo de migração dos dados da plataforma anterior para a atual. Boa parte do processo de contratação de estagiários era manual e, agora, seguimos para esse movimento digital com o novo portal. Vai facilitar o acesso das empresas, dos alunos e propiciar uma gestão mais ágil e eficiente”, esclareceu superintendente do IEL-MS, José Fernando Gomes do Amaral.
Na nova plataforma, o candidato encontra as vagas em diversas áreas e já pode se inscrever para concorrer. Também é possível acompanhar todo o processo de maneira online. A gerente de gestão de negócios do IEL-MS, Jackeline Magalhães, explica que é feito um trabalho em conjunto com as empresas que querem contratar os estagiários.
“As empresas podem solicitar as vagas de estágio direto na plataforma e acompanhar todo o processo por lá. E, em contrapartida, nós temos os operadores do IEL. A gente sistematizou e traz tudo para uma ferramenta digital, mas a operação é tocada por pessoas. A gente tem a tecnologia para nos apoiar e para acelerar algumas partes do processo, mas a triagem e a verificação é feita pela nossa equipe”, reforçou Jackeline Magalhães.
Vagas de estágio para 2025
O início de ano costuma ser o principal período de oferta de vagas de estágio. É quando as empresas oferecem um número mais expressivo de oportunidades para os alunos atuarem ao longo do ano. Mais de 250 vagas estão abertas em todo o Estado, mas a projeção do IEL-MS para 2025 é inserir ou renovar mais de 4.500 estudantes no mercado de trabalho sul-mato-grossense.
Confira as vagas disponíveis para esse início de 2025
- Campo Grande: 60 vagas (Direito, áreas administrativas, Comunicação Social, Engenharia Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária, Educação Física, áreas da educação).
- Naviraí: 2 vagas (Educação Física, Agronomia)
- Corumbá: 2 vagas (Jornalismo, Área Administrativa).
- Maracaju: 1 vaga (Área administrativa)
- Dourados: 8 vagas – área da educação – licenciaturas, ciências contábeis, engenharia, gestão ambiental, ensino médio.
Há ainda 190 vagas para alunos de ensino médio e em diversas áreas de nível superior nas prefeituras de Pedro Gomes, Amambai, Naviraí, Três Lagoas e Sidrolândia.