35.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo

Além disso, algumas dessas pessoas são usuários de drogas e já ocorreram casos de sexo ao ar livre, agressões, atentado ao pudor, ameaças e perturbações

Um estudo divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), aponta que o número de pessoas vivendo em situação de rua em todo território brasileiro aumentou cerca de 25% e em Três Lagoas a situação não é diferente.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo
Com papelão e folha de compensado, o morador em situação de rua construiu uma barraquinha, onde se abriga, como se fosse sua residência (Foto: Rafael Bueno)

BOOM ECONÔMICO

Com o boom econômico que a cidade teve nos últimos anos, muitas pessoas de outros estados e até de outros países se mudaram para Três Lagoas em busca de melhores condições de vida, mas muitas delas acabam se perdendo no mundo das drogas e causando transtornos para os moradores.

CASA ABANDONADA SERVE DE PONTO PARA USUÁRIOS

Um exemplo aconteceu na quinta-feira em Três Lagoas. Uma residência localizada na Rua Benedito Soares da Mota, (VEJA VÍDEO) no Bairro Novo Aeroporto, tomada por usuários de drogas, foi incendiada. Um popular que mora nas imediações chegou ao local e para as chamas não se alastrarem para outras casas, tentou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, mas não foi possível.

VEJA ABAIXO COMO FICOU O IMÓVEL APÓS INTERVENÇÃO DOS BOMBEIROS

193 INOPERANTE

De acordo com a testemunha, o contato de emergência do Corpo de Bombeiros não estava funcionando e ele, com o próprio carro, teve que ir pessoalmente até a base dos militares para informar a ocorrência de incêndio e imediatamente equipes se dirigiram ao local, conseguindo controlar as chamas.

NO CENTRO DA CIDADE

Um outro ponto da cidade que chama a atenção de quem passa pelo local é na antiga sede da Viação São Luiz, na Rua Elmano Soares, no centro de Três Lagoas. O imóvel está fechado e foi tomado por um morador de rua que fez da área de entrada um local para se acomodar. Com papelão e folha de compensado, o sujeito construiu uma barraquinha, onde se abriga, como se fosse sua residência. O que acontece no local ninguém ainda ficou sabendo, porém o acumulo de lixo é preocupante. Ainda mais que bem em frente existe um estabelecimento de ensino.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo
Fotos: Rafael Bueno

TRÊS LAGOAS PRECISA DE MAIS ATENÇÃO DAS AUTORIDADES

O fato é que Três Lagoas já não é mais uma cidade do interior. Com o passar dos anos, o município virou uma potência econômica e o maior exportador do Mato Grosso do Sul. Com o aumento da população, a demanda de atendimentos cresce e, para manter a ordem, é indispensável que a comunicação com as forças de segurança esteja em pleno funcionamento.

Na praça da rodoviária se concentra grande quantidade de usuários de drogas

O bairro Novo Aeroporto fica próximo à Rodoviária Municipal e no local existe uma praça onde se concentra grande quantidade de usuários de drogas, o que deixa os moradores preocupados e inseguros. O aumento de dependentes químicos atinge toda a cidade de Três Lagoas.

ATENTADO AO PUDOR

Recentemente, o Perfil News também teve um relato de uma mãe que levou sua criança para brincar no parquinho, localizado na Lagoa Maior, o maior cartão postal de Três Lagoas. Na ocasião, um morador de rua mostrou seu órgão genital para a mãe e a criança. Assustada, a mulher precisou correr com a criança do local e ainda foi perseguida pelo sujeito.

Um outro ponto da Lagoa Maior, próximo da pista de skate, principalmente à noite, alguns rapazes aproveitam a escuridão do local para consumir drogas e em algumas ocasiões praticar pequenos roubos, tendo como vítimas mulheres que fazem exercícios na pista de caminhada.

Importante ressaltar que a Lagoa Maior é o local que os turistas mais frequentam. Todas as pessoas que visitam Três Lagoas costumam fazer um registro no ponto turístico e nem lá, onde têm um grande fluxo de pessoas, mãe e filha não conseguiram se sentir seguras, imagina em lugares mais ermos.

ESCURIDÃO

Essa situação pode ainda ficar mais complicada, devido alguns trechos da pista de caminhada estar em completa escuridão. Além disso, em frente do local, ao lado dos quiosques que vendem água de coco, fica localizado o imponente prédio da Biblioteca Municipal, que apresenta uma bela arquitetura. Ocorre que ao cair da noite, o local é tomado por moradores de rua, que montam até barracas para pernoitarem. A cena é degradante, para quem passa pelo local, principalmente agora que foi instalada uma unidade do McDonald´s e por conta disso, o movimento de veículos e pessoas aumentou significativamente.

SEGUNDA LAGOA

O problema está se alastrando pela cidade, além dos bairros, a Lagoa Maior, agora, os moradores de rua também estão ‘tomando conta’ da segunda lagoa. No local tem uma excelente obra, o contorno, construída pelo ex-prefeito, Angelo Guerreiro (PSDB), mas moradores de rua estão usando o espaço, à beira na lagoa como ‘moradia’.  Além disso, casal de usuário já foi flagrado praticando sexo durante banhos na lagoa.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo

Uma outra ocorrência que chama a atenção é que no antigo prédio onde funcionava o escritório da antiga Viação São Luiz, os usuários simplesmente improvisaram na entrada do prédio um barraco e estão ‘morando’ no lugar, o qual fica localizado em uma área central de Três Lagoas e bem em frente a uma escola.

PRAÇA DO ALVORADA

Outro ponto de concentração de usuários é a Praça do Alvorada, localizada em frente da delegacia da Polícia Federal. No local existe um coreto que serve como proteção às intempéries.  

Inclusive a redação do Perfil News já recebeu reclamações de proprietários de estabelecimentos; bares, lanchonetes e conveniências nas imediações, que alguns desse usuários estariam ameaçando proprietários de veículos que se recusam a pagá-los para “olhar o veículo”. Isso já seria caso de polícia!

CENTRO POP

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo

Três Lagoas tem um espaço denominado Centro POP, o qual é uma casa que possui estrutura para atender temporariamente pessoas em situação de rua. O problema é que, a maioria serem dependentes químicos, ao serem abordadas pelas equipes de Assistência Social recusa atendimento e prefere seguir perambulando pelas ruas. A população agora espera que o prefeito, Cassiano Maia (PSDB), consiga buscar alternativas para encontrar uma solução afim de diminuir o número de usuários de drogas no município e moradores em situação de rua.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.