22.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Número de bolsas nos mestrados do IFMS dobrará em 2025

Anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, durante primeira Reunião de Gestão Sistêmica de 2025

A quantidade de bolsas destinadas aos estudantes dos cursos de mestrado ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em 2025 será o dobro da oferecida no ano passado. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, na primeira Reunião de Gestão Sistêmica do IFMS em 2025.

O encontro, presidido pela reitora Elaine Cassiano, e com a participação dos pró-reitores, diretores-gerais dos dez campi e demais gestores do IFMS, teve início nessa segunda-feira, 3, no auditório da reitoria, em Campo Grande.

Como convidado, o diretor-presidente da Fundect anunciou a ampliação de 25 para 50 bolsas aos matriculados nos mestrados do IFMS.

“Serão R$ 500 mil a mais por ano como estratégia de investimento na formação continuada. Como são mestrados profissionais específicos para ciência e tecnologia e para inovação, dobrar a quantidade de vagas proporcionará ainda mais qualidade nas ações dentro do Instituto Federal e também no Governo do Estado”, pontuou Márcio.

A reitora do IFMS celebrou o anúncio junto aos demais gestores da instituição.

“Esse investimento permitirá que mais estudantes tenham acesso e permaneçam na pós-graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos e para a produção científica em áreas estratégicas. A parceria com a Fundect reforça o compromisso com a interiorização da ciência e tecnologia, ampliando as possibilidades de inovação e impacto social em Mato Grosso do Sul”, enfatizou Elaine.

No ano passado, o edital com a oferta de bolsas aos estudantes dos cursos de mestrado do IFMS foi publicado em abril. Eram 15 bolsas para os matriculados no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e 10 bolsas para os estudantes do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT), em ambos os casos no valor de R$ 2,1 mil mensais.

O edital de 2025 será publicado após a inclusão de um aditivo no Acordo de Cooperação Técnica n° 01/2024, firmado entre o IFMS e a Fundect para o financiamento das bolsas aos estudantes dos mestrados do Instituto.

Outra novidade anunciada pelo diretor da Fundect durante a reunião é a oferta de uma capacitação em letramento de Inteligência Artificial (IA) para professores e estudantes selecionados para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul (Pictec).

Reunião de Gestão Sistêmica 

Segue até o final da tarde desta terça-feira, 4, e tem na pauta temas relacionados ao desenvolvimento institucional, ensino, administração, extensão e pesquisa.

Entre os assuntos abordados pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) estão a atualização do Plano Diretor e o Planejamento Anual Específico (PAE).

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) levou para a pauta da reunião assuntos como o relatório de evasão do Tribunal de Contas da União (TCU), resultados de ensino em 2024 e o Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) do setor.

Informações sobre as eleições para a composição do Conselho de Administração e Desenvolvimento Institucional (Coadi) foram repassadas pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), assim como da distribuição orçamentária para 2025, desfazimento de bens, calendário de contratações para este ano e a normatização da frota institucional. 

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) tratou da implantação do Partiu IF, programa do Ministério da Educação (MEC) que visa preparar estudantes do 9º ano de escolas públicas para ingresso nos Institutos Federais. Também estavam na pauta a oferta de cursos de extensão para formação de professores e de uma especialização via Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), além da edição 2025 dos Jogos do IFMS (JIFMS).

Temas como o cronograma de editais e ações para 2025, o apoio à participação de estudantes em olimpíadas científicas, a realização de eventos sistêmicos, como a Semana de Ciência e Tecnologia e Feiras de Ciência e Tecnologia, e iniciativas de empreendedorismo e inovação foram abordados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

As Reuniões de Gestão Sistêmica do IFMS são realizadas mensalmente, sendo as próximas em formato virtual.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.