O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul marcou presença na cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) para o biênio 2025-2026, realizada na tarde desta segunda-feira, 03 de fevereiro, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
Representando o presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, o corregedor-geral da Corte de Contas, conselheiro Marcio Monteiro, participou da solenidade, que reuniu autoridades dos três poderes, membros do Ministério Público, magistrados e representantes da sociedade civil.
Os desembargadores Carlos Eduardo Contar e Sérgio Fernandes Martins foram eleitos por unanimidade como presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MS, respectivamente. Na mesma sessão, também foram empossados como membros substitutos, nas mesmas classes, os desembargadores Luiz Tadeu Barbosa Silva e Marco André Nogueira Hanson.
A solenidade marcou a transição da gestão e reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia, a transparência e, sobretudo, a participação popular. “O trabalho continua. Seguimos com o alistamento eleitoral, incentivando cada cidadão e cidadã ainda não inscritos a exercerem seu direito ao voto. Nosso objetivo é promover debates, levar esse tema às escolas e reforçar a importância da participação democrática. Agora, nos preparamos para o pleito do próximo ano”, destacou o presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar.
Durante o evento, o corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Marcio Monteiro, destacou a relevância do TRE-MS para o fortalecimento da democracia e a lisura do processo eleitoral no Estado. “A Justiça Eleitoral exerce um papel essencial na garantia da transparência e da segurança das eleições. O TCE-MS reafirma seu compromisso com o fortalecimento das instituições democráticas e a boa gestão pública”, afirmou o conselheiro.