O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mencionar números fantasiosos ao afirmar que o preço da carne “caiu 30% em 2023”. No entanto, os dados oficiais mostram que a redução nos preços da carne bovina no primeiro ano do atual governo foi de apenas 11,9%.
Conforme o site Diário do Poder divulgou nesta quarta-feira (5), a declaração de Lula foi feita durante uma entrevista a diversas emissoras de Belo Horizonte, quando ele novamente recorreu a números que não encontram respaldo em qualquer levantamento, oficial ou não.
Lula já se jactou várias vezes de usar números falsos para impressionar plateias. Em uma ocasião, ele disse que havia “30 milhões de menores abandonados na rua” no Brasil, o que foi corrigido discretamente pelo ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner. Lula deu risada quando foi corrigido.
Uma estimativa da LCA Consultores, com base em números do IBGE, mostrou que os bovinos registraram uma redução de preço de -11,9% em 2023. O preço do frango teve a segunda maior retração, com -9,2%.
É importante notar que a redução nos preços da carne bovina pode estar relacionada à influência dos irmãos Wasley e Joesley Batista, amigos de Lula e donos da JBS, uma das maiores empresas de carne do Brasil. Os irmãos Batista já foram presos por corrupção e têm uma longa história de envolvimento em escândalos.